Dicas de livros: Editora Inverso (parte 1)

18:55




Olá!!

Mais um post recheado de ótimas leituras chegando por aqui!

Simmm, pois esses dias chegou por aqui um pacote da felicidade hahaha…

Como assim? Explico: nossa editora parceira, a Inverso, enviou aos blogs parceiros alguns de seus títulos, e estes fizeram muito sucesso por aqui =)

A Inverso é uma editora que acabou de completar 14 anos, está sediada em Curitiba (PR) e orgulha-se de ser uma empresa 100% brasileira, pois desde a produção do papel até o livro pronto nas mãos do leitor, todo o processo é feito por profissionais no Brasil! Demais, né?

Como recebemos vários livros (oba! ainda bem! rsrs…), vou dividir o post em dois, para mostrar melhor um pouco de cada título...

Vamos conhecer quais são?



Em Zeca não tem medo de prova, de Vanessa Tavares e ilustração de Lulo Fernandes, temos o personagem que dá nome ao título, o pequeno Zeca, que tinha muito medo de fazer a tal prova na escola… Fiquei até um pouquinho triste pelos correios terem demorado tanto a entregar o pacote, pois se chegasse alguns dias antes, esse livro teria sido bastante lido, pois minha filha está iniciando esse processo na escola, e por vezes pode ser um tantinho complicado para algumas crianças lidarem com essa responsabilidade…

Essa leitura é excelente para dissipar esses temores! Às vezes são os próprios pais que estão mais nervosos e/ou ansiosos por este momento, que acabam repassando às crianças, não é mesmo? Mas na história do Zeca, vemos que a prova pode ser encarada com naturalidade, que é apenas uma das etapas para avaliar o aprendizado da criança!

Duas coisas que achei MUITO bacanas: ao final do livro, a criança pode escrever, rabiscar ou desenhar o que representa o medo dela de fazer prova, e depois amassar e jogar no lixo… Isso pode ser libertador: reconhecer e nomear os próprios medos e temores, e de uma forma simbólica se livrar de todos eles!

A segunda coisa foram as orientações da autora aos pais e professores: não é legal ameaçar os alunos (às vezes indisciplinados) por meio das avaliações (o que infelizmente acontece ainda), e que as provas são algumas das ferramentas (e não a única) que auxiliam, sim, ao professor saber de que forma pode melhorar a forma de ministrar os conteúdos e seus alunos alcancem melhores resultados de aprendizagem… Leitura maravilhosa e especial para encorajar as crianças nessas situações e mostrar a elas que não é preciso ter pavor de fazer provas na escola =)



Era uma vez um pequeno país que se chamava Vaticano, que ficava grudado na Itália. Só que a Itália não era parente do Vaticano, e ele não entendia por que tinha que ficar grudado nela. - De lá saíram os romanos esquisitos! - ele pensava. Então, certo dia, o Vaticano resolveu se desgrudar da Itália e começar uma aventura por todo o mundo…

Assim começa a aventura em O dia em que o Vaticano saiu da Itália, de Eduardo K. Barbosa e ilustrações de Fabio Gimovski. Nela, o país Vaticano, em forma de personagem, visita vários países ao redor do planeta para buscar um novo local, em busca de identidade: Rússia, Magagascar, Antártica e outros… Será que ele vai encontrar seu lugar no mundo?

É um livro bem legal para as crianças aprenderem sobre geografia e também apresenta várias curiosidades sobre esses países e continentes que o Vaticano visita… As crianças encontram aqui uma forma de aprender brincando!



Socorro, meu filho não come!!!
Será que você já teve vontade de falar essa frase, ou conhece alguém que passa por essa situação? Rsrs
O tema da nutrição infantil é abordado em O prato de cinco cores, de Tiago Gayer de Alencar e ilustrações de Daphne Lambros. Dedicado aos pais e mães que lutam diariamente com alegria e motivação pela saúde de seus filhos, é uma leitura divertida em forma de poesia, onde um prato de comida muito triste e vazio procura uma comida que o ajude a se tornar forte e saudável, e para isso ele precisa de 5 amigos para auxiliá-lo… No decorrer das páginas ele vai se completando com alimentos de 5 cores diferentes e, assim, formando um prato saudável e colorido (ok, senti falta da proteína nesse prato aí, então essa tarefa fica com os pais rsrs)... Ao final a criança pode fazer atividades no livro, como colorir e resolver um labirinto… De uma forma lúdica, o livro possibilita apresentar às crianças a importância de ter um prato com alimentos variados e, assim, nutritivo ;)



Em Léo, a lagarta sonhadora, de Miriam Leonila de Oliveira e ilustrações de Etsuko Ishizuka Moreia, o pequeno Léo, uma lagarta de jardim, não compreendia por qual razão era tão diferente dos outros insetos que ele vivia observando… Por que não tinha asas, como as borboletas e as joaninhas, em vez de se rastejar? Se pudesse voar, adoraria sugar o néctar das flores, como as abelhas… Seu amigo, o Louva-a-Deus, sempre lhe pedia paciência, que um dia o pequeno Léo iria entender seu conselho… Um lindo ensinamento às crianças sobre a paciência, esta dádiva que pode nos reservar muitas surpresas…



Ainda das mesmas autora e ilustradora, A Joaninha Aninha traz a temática do bullyng e da superação dos preconceitos: Aninha não tinha as pintinhas características das joaninhas, e por isso é apontada por todos os insetos no jardim como sendo a diferente, até que um dia ela percebe suas qualidades e é reconhecida por alguém de fora do jardim, quando então a história tem sua reviravolta… Leitura leve e que auxilia a abordagem do respeito às diferenças e a importância de reconhecer o valor dos que estão à nossa volta…

Gostou das sugestões? Para comprar esses e outros títulos da Editora Inverso, basta acessar o site deles, conheça o catálogo completo, tem muitos outros títulos bacanas te aguardando, veja neste link.

Te aguardo no próximo post, com mais resenhas dos livros da Inverso ;)
Até mais,
Jaqueline


*Os livros aqui apresentados foram obtidos através de parceria com a Editora Inverso. A autora do blog reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =)


Fichas técnicas:
Zeca não tem medo de prova
Autora: Vanessa Tavares
Ilustrador: Lulo Fernandes
Editora: Inverso, 2017, 32 páginas (20x20 cm)
Idade recomendada: a partir de 6 anos

O dia em que o Vaticano saiu da Itália
Autor: Eduardo K. Barbosa
Ilustrador: Fabio Gimovski
Editora: Inverso, 2017, 24 páginas (18x23 cm)
Idade recomendada: a partir de 5 anos

O prato de cinco cores
Autor: Tiago Gayer de Alencar
Ilustradora: Daphne Lambros
Editora: Inverso, 2017, 24 páginas (20x20 cm)
ISBN: 978-85-5540-080-3
Idade recomendada: a partir de 2 anos

Léo, a lagarta sonhadora
Autora: Miriam Leonila de Oliveira
Ilustradora: Etsuko Ishizuka Moreira
Editora: Inverso, 2016, 20 páginas (20x20 cm)
ISBN: 978-85-5540-044-5
Idade recomendada: a partir de 2 anos

A Joaninha Aninha
Autora: Miriam Leonila de Oliveira
Ilustradora: Etsuko Ishizuka Moreira
Editora: Inverso, 2017, 28 páginas (20x20 cm)
ISBN: 978-85-5540-074-2
Idade recomendada: a partir de 2 anos


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Facebook

Instagram