Dicas de livros: Editora Inverso (parte 2)

14:34





Oieee!

Como prometido, estou de volta com a segunda parte das resenhas dos livros da nossa parceira, a Editora Inverso! Se perdeu a primeira parte, confere nesse post aqui ;)

Por ter um catálogo bastante diversificado, a Inverso consegue levar aos seus leitores uma gama bastante ampla de títulos, e achei muito bacana essa parte: os livros recebidos pelos parceiros abrangem os mais variados assuntos, o que significa que tem muitos títulos a serem descobertos, sempre levando conteúdo legal aos pequenos leitores, com linguagem acessível e um ótimo projeto gráfico =D

Vamos então conhecer mais um pouquinho do que a Inverso reserva às crianças?



Brincando nas nuvens, de Delma Maria Lucchin e ilustrações de Leticia Mulinari, é uma verdadeira brincadeira, uma chamada ao brincar, através de uma coisa tão simples, mas que as crianças adoram: brincar de adivinhar o formato das nuvens… É excelente para ler num dia ensolarado de folga, depois do cansaço e da correria de um dia de atividades com os pequenos: a ideia é descansar e, mesmo assim, continuar a brincar! Não dá para resistir à diversão garantida! Tenho certeza que depois dessa leitura, qualquer nuvem vai ser um convite ao estímulo à imaginação =)

Era uma linda tarde de primavera. Estávamos brincando havia horas, quando finalmente meu sobrinho e eu nos jogamos na grama, exaustos. Percebi que as opções de brincadeiras, assim como nossa energia, estavam chegando ao fim, quando Enzo perguntou:
Tia, do que vamos brincar agora?
Olhei para o céu em busca de alguma inspiração, quando vi algumas nuvens, passeando lindamente naquele imenso céu azul…


Bonezinho verde, de Nina Barreto e ilustrações de Marcelo Rufato, trata do autocuidado que as crianças devem ter de forma a evitar situações de risco. O personagem Bonezinho tinha consigo a máxima fazer o bem sem olhar a quem, porém, certo dia, acaba caindo em uma verdadeira cilada quando um indivíduo tenta se aproveitar de sua ingenuidade, e o personagem chega a passar apuros com o tal indivíduo. É importante sempre reforçar com as crianças a respeito de não falar com pessoas estranhas, e a temática do livro é essa.

Um dia eu encontrei uma matéria neste link que falava de uma mãe que mudou de estratégia: em vez de orientar seus filhos a não falarem com estranhos, como usualmente se faz, ela utilizou o termo pessoas trapaceiras, e então conseguiu evitar o sequestro de seus filhos numa situação de emergência que ela passou… Tema sempre importantíssimo e a leitura é bem relevante para alertar as crianças a este respeito.



Há muito tempo, um mundo novo foi criado.
Redondo como o sol e verde como a grama,
com água por todos os lados,
era um mundo muito especial.
Neste mundo, aconteceu a história que eu vou contar…
Então vamos todos imaginar…
Eu estava lá quando tudo aconteceu…

Assim, envolvendo os pequenos leitores no que vem a seguir, começa A festa dos 7 Reinos, de Leda Lopes e ilustrações de Laqua e outros. Fala de um mundo em que existe uma Lei Suprema, determinando que todo animal deve crescer no reino que nasceu, sem cruzar as fronteiras… Em cada um dos reinos existem abelhas construtoras, pinguins dançarinos, passarinhas cantoras, ratinhas costureiras, macacos músicos, porquinhos cozinheiros e borboletas decoradoras… Até que um dia… tudo mudou! E vocês já podem imaginar o que pode acontecer quando alguns animais resolvem mudar um pouquinho a configuração dos reinos né? rsrsrs… Uma leitura sobre a vontade de fazer algo além das expectativas e encontrar a felicidade fazendo aquilo que realmente se ama!



Cadê o Fubá? de Silviane Scliar Sasson e ilustrações de Oscar Reinstein apresenta a divertida Galinha Josefina em uma bela tarde, recepcionando suas amigas para um chá com bolo de fubá… Resolve separar a lista de ingredientes para a receita e, num minuto em que vai atender ao telefonema do marido, o Galo Jacó, quando volta à cozinha… Cadê o fubá??? E agora, como não passar vergonha com as amigas que aguardavam o bolo para o encontro? Que apuros, coitada da Josefina! Rsrs… Depois de muita confusão, logo mais ela descobre o paradeiro do fubá, à custa de muita travessura, e o desfecho é sempre com muita rima e ilustrações que agradam aos olhos da criançada!!!

Josefina, quando volta à cozinha,
não acredita na grande surpresa.
Tinha açúcar, manteiga e farinha.
Mas cadê o fubá? - Não estava na mesa…
Josefina abre pote por pote,
geladeira, armário e fogão.
Dá os três pulinhos da sorte,
e ergue até o colchão.



Em Bruna: uma amiga Down mais que especial, de Celina Bezerra e ilustrações de Sara Lopes, traz a temática da criança com Síndrome de Down através da história de cinco amigas: Michele, Vivian, Luíza, Tatiana e Bruna, que tem Down e é muito querida pelas integrantes do Clubinho das meninas que brincam. Sempre muito acolhida e amada pelas amigas, Bruna é uma criança adorável, educada e receptiva, porém, certo dia, a alegria das meninas foi abalada… algo imprevisível aconteceu… Uma situação de despreparo de profissionais da escola que, infelizmente, talvez seja rotina na vida de crianças especiais, é o pano de fundo para mostrar que todos merecem respeito, sempre e em todo lugar!

As meninas brincavam alegremente no pátio da escola. Corriam, gritavam, riam… Era hora do recreio e a brincadeira era “pega-pega”. E Bruna conseguiu, por fim, pegar a pequenina Tatiana, que não conseguia se soltar do abraço que Bruna lhe deu, mas que achava tudo muito engraçado. Bruna tem uma alegria de viver contagiante. Assim todas sorriam e se divertiam…


E então? Gostou das dicas? Tenho certeza que vai adorar conferir todos os livros na íntegra também =)
E para adquirir os livros da Inverso, basta visitar o site deles neste link

Super abraço e em breve eu volto com mais dicas e novidades para vocês ;)
Jaqueline


*Os livros aqui apresentados foram obtidos através de parceria com a Editora Inverso. A autora do blog reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =)

Fichas técnicas
Bonezinho Verde
Autora: Nina Barreto
Ilustrador: Marcelo Rufato
Editora: Inverso, 2017, 30 páginas (20x20 cm)
ISBN: 978-85-5540-056-8
Idade recomendada: a partir de 3 anos

Brincando nas nuvens
Autora: Delma Maria Lucchin
Ilustradora: Letícia Mulinari
Editora: Inverso, 2016, 24 páginas (21x14 cm)
ISBN: 978-85-5540-025-7
Idade recomendada: a partir de 3 anos

A festa dos 7 Reinos
Autora: Leda Lopes
Ilustrações: Laqua e outros
Editora: Inverso, 2017, 28 páginas (22x22 cm)
ISBN: 978-85-5540-084-1
Idade recomendada: a partir de 3 anos

Cadê o fubá
Autora: Silviane Scliar Sasson
Ilustrador: Oscar Reinstein
Editora: Inverso, 2017, 2. ed., 32 páginas (22x22 cm)
ISBN: 978-85-5540-036-0
Idade recomendada: a partir de 3 anos

Bruna: uma amiga Down mais que especial
Autora: Celina Bezerra
Ilustradora: Sar Lopes
Editora: Inverso, 2017, 20 páginas (18x23 cm)
ISBN: 978-85-5540-076-6
Idade recomendada: a partir de 3 anos

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Facebook

Instagram