Uma leitura para celebrar valores: A escolha de Shiraz

11:38


A jovem perde sua bola de lã preferida, aquela que sua amada mãe lhe deixou de herança, levada pelo vento até o quintal de uma vizinha.
“Olá, meu nome é Shiraz. Por favor, me desculpe. Meu novelo de lã caiu do nosso balcão e está em seu jardim. Pode devolvê-lo, por favor?”.

A princípio você pode até imaginar que a história de Shiraz seja uma versão iraniana da Cinderela, afinal, ela começa perdendo sua mãe, seu pai casa-se com outra mulher que tem uma filha com a mesma idade dela e depois morre, deixando a jovem com os afazeres domésticos e sofrendo calada com a madrasta que pouco se importa com ela. Mas o que acontece depois que aquela vizinha abre a porta e pede alguns favores antes de devolver o novelo, definitivamente faz pensar que Shiraz tem muito mais a nos ensinar sobre valores e humanidade do que a versão que todos conhecemos da menina órfã que precisa de um príncipe pra sair da miséria e sofrimento (é, aqui não rola príncipe encantado, é Shiraz quem tem sua própria força rsrs).

Bem ao estilo da sabedoria dos povos de culturas milenares, esse conto de origem persa demonstra a importância que cada uma de nossas pequenas ações tem para mudar nosso meio. Que cada pessoa só dá aquilo que tem, e nada além. Os dois tanques de água da história, nos quais as personagens Shiraz e Monir (a filha da madrasta) se banham ao final dos afazeres pedidos pela vizinha, só são um espelho do coração de cada um: Se é bondade e compaixão, como em Shiraz, é isso que ela vai refletir em seus gestos para com os outros; se, ao contrário, é raiva que habita no coração, como em Monir, então será isso que ela vai transparecer e que as outras pessoas verão nela.

Gente, eu achei um livro simplesmente FANTÁSTICO! É pra ler com o coração aberto às reflexões que ele proporciona!
Minha nossa, que baita leitura pra gente ter com as crianças!!! Quantos ensinamentos cabem em um único conto?? É daqueles livros que a gente termina de ler e fica meio zonzo, sabe? E pensa: os melhores livros infantis são aqueles que todas as idades vão amar ler! E esse definitivamente é um deles! Simplesmente AMEI!!! Mais que necessário aí na sua estante, tá?!
Confere um pouquinho do livro na galeria abaixo:

A Escolha De Shiraz


Gostou da dica?
Escreve pra gente depois contando sua opinião =D
Um abraço e até o próximo post,
Jaqueline


Ficha Técnica
A escolha de Shiraz: um conto iraniano
Autora: Rita Jahanforuz
Ilustradora: Vali Mintzi
Editora: WMF Martins Fontes, 40 páginas (22x27 cm)
ISBN: 9788546901821
Idade recomendada**: a partir de 5 anos
Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora deste blog

* O livro foi adquirido pela autora do blog através de cortesia da editora. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).
** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Facebook

Instagram