Nos bastidores do Clube de leitores A Taba

22:43

Da esquerda para a direita: Melissa, eu, Daniela (na frente), Gislaine e Henrique


Oi gente!

Vim mostrar para vocês a visitinha que fiz para conhecer o nosso clube de leitores parceiro, A Taba! 

Você também já quis conhecer os bastidores desse lugar mágico onde em cada canto só se vê incentivo à leitura? Confere cada detalhe, e senta que lá vem postão hahaha...

Sabe assim aquela visitinha dos sonhos que estava anotada na agenda fazia tempo e que tinha que acontecer, pra eu voltar felizona pra casa (quem me acompanha sabe que moro beeem longe de Sampa hahaha #soudonorte)... Eu já vinha conversando com a Denise, fundadora do clube, há tempos, pois sempre acreditei muito no trabalho sério da Taba na formação da infância leitora no nosso país. E como eles são comprometidos com a boa literatura infantil para conquistar os corações dos leitores em formação (e, por extensão, de seus pais, que, né, impossível não se apaixonar pelos livros enviados todos os meses! rsrs), senti sempre essa vontade de conhecer de pertinho como eles fazem para enviar pra todos os lugares do Brasil tantos livros lindos para seus assinantes...



Vem comigo nessa visita?

Primeiramente eu sempre mantive contato com os integrantes da equipe, mas é uma coisa beeem diferente quando a gente vê uma foto e depois se encontra pessoalmente né? E, digamos, ver ao vivo é sempre melhor! Nesse dia eu conheci uma parte da galera da Taba: Gislaine, que cuida do atendimento aos assinantes, o Henrique, de Marketing Digital, a Melissa que é Diretora de Operações, e a Daniela, que cuida da área Comercial e das Parceria, e com quem eu falo com mais frequência (um amorzinho de pessoa: tão jovem, se formando em Administração no fim do ano!). Faltou gente (a Geovana que cuida do Administrativo e o Sydney, Gestor de Manuseio), mas vai ficar para uma segunda oportunidade, pois também não consegui encontrar a Denise: presa na loucura do trânsito de Sampa, e tendo que se deslocar de um lado a outro e conseguir buscar as crianças na escola a tempo de voltar para a Taba... não foi dessa vez, rsrs (mas vou te ver na próxima ida, certeza!).

(pausa para um parêntese: amo AMO São Paulo pelo seu aspecto cultural, um ambiente tão rico em oportunidades e saberes para crescimento, cultura e educação, mas como nem tudo é perfeito... haha... eu nem moro na cidade mas essa questão do trânsito e do tempo que se perde em deslocamentos, não encaixa na minha vivência de portovelhense rsrsrs... fecha parêntese)

Meo Deooss! Olha issoo!!Rsrs

Então, como eu mostrei nos stories do blog, no início de abril eu estive no escritório do clube, e era um ambiente muito melhor do que eu imaginava: uma delícia estar naquele lugar tão rico de livros, de boas energias, de vontade e garra do pessoal para fazer chegar aos assinantes todos os pacotes do mês de abril... Gente, sério, tinha pacote pra todo lado hahahaha... Eu peguei a galera na época do mês em que ocorrem os envios aos assinantes. Mas confesso: me senti mergulhando num mar de livros e ideias, um pequeno "caos" misturado com boas intenções, e a certeza de que muito em breve muita gente ia ficar maravilhada como eu com as escolhas do mês. Sim, pois dos 4 livros selecionados para as categorias de leitores, 3 eu já conhecia, e que seleção minha gente! Aliás, todos os meses é assim: listão "bafônico" de livros infantis que chegam nas casas de cada mini leitor e leitora, às vezes lançamentos, às vezes livros consagrados e sempre atuais, carregando com eles pequenos tesouros para auxiliar pais e filhos a explorarem mais as potencialidades da leitura! Sim, pois todos os meses os assinantes recebem um mapa de exploração do livro, com aquele quê que às vezes pode passar despercebido, numa leitura mais rápida da obra... Então, prepare-se para descobrir novos horizontes com as ideias que o mapa vai te proporcionar!

E mais pacotes, e mais pacotes...

Além disso, sempre que possível, o clube faz parcerias para levar aos assinantes alguns mimos e brindes exclusivos, e nesse mês de abril foi enviado um jogo de cartas da Editora MOL, cujas ações sociais direcionam parte da renda para instituições como a AACD, então, com uma "cartada só" (desculpe o trocadilho hahaha), além de levar uma proposta super bacana de fazer a família conversar a partir de perguntas inspiradoras, baseada na hashtag #modobrincar (uma alusão ao modo avião do celular - a proposta é desconectar dos eletrônicos e conectar com seus entes queridos), o objetivo também foi ajudar em causas sociais e propagar esse trabalho maravilhoso da MOL. Nós já jogamos o Língua Solta e foi muito bom o exercício! Certeza que a cada vez que brincarmos as respostas serão diferentes, e o importante é sempre se juntar e se conectar! (ficou curioso para conhecer o jogo e as ações da Editora MOL e as atividades que eles desenvolvem? Clica aqui para conhecer o site deles e também a loja virtual)


Soltem a língua por aí também!


Dá uma olhada na seleção desse mês de abril de 2019 (3 dos quais eu já resenhei no insta, é só clicar no nome do livro pra ver minha opinião sobre eles):
Categoria Iniciantes: "Os vizinhos" (Einat Tsarfat pela Editora Pequena Zahar)

Olha os livros do mês ali em cima da estante, junto com... mais pacotes haha


O que também me encanta na Taba é esse cuidado e carinho em selecionar livros não apenas das editoras consagradas, como também das editoras que estão iniciando um trabalho sério com o público infantil! Elas têm preciosidades em seus catálogos e que merecem chegar ao conhecimento de todos, e temos que dar um grande viva à variedade e à qualidade literária destas editoras! Jujuba e Olho de Vidro são integrantes do Coletivo Alice (Amigos do Livro Infantil Coletivo de Editoras), que eu já mencionei várias vezes no blog, e é um grupo de editoras independentes voltadas às obras infantojuvenis e que agora você pode acompanhar mais de perto conhecendo o instagram recém criado do coletivo (clica aqui para ver).

Um montão da folha que embala os pacotes, pensada com carinho para os pequenos!

Então, voltando ao escritório rsrs... Descobri alguns detalhes que eu não sabia relativos aos pacotes cuidadosamente preparados pela equipe: Você sabia que o papel que embala os livros todos os meses foi desenhado de forma a possibilitar que a criança possa brincar e pintá-lo assim que recebe o seu livro do mês? Eu sempre ficava com uma peninha de jogar fora aquele papel tão lindo, numa embalagem tão bonita, e agora não vai mais passar despercebido: será devidamente "brincado" pelas meninas no próximo mês rsrsrs... Os mascotes da Taba enfeitam a embalagem, então, aproveita para explorar o pacote inteiro, começando pelo papel que envolve o livro!


Outro cuidado que eles tiveram e que tem a ver com o meio ambiente é que nos pacotes não são enviados plástico bolha... De forma que, ao descartar a embalagem, menos plástico seja inutilizado no planeta, mais uma forma inteligente e educativa de mostrar às crianças que menos é mais! E, vamos combinar, temos que pensar nisso o tempo todo, a gente não joga "fora" pois não tem "fora" no nosso planeta! Todo o lixo que produzimos, principalmente deste tipo que demora tanto tempo para se decompor, fica aqui na Terra por muito tempo... Então, mais um ponto pra Taba!

 Estante das obras já enviadas na categoria Experiente

  Estante das obras já enviadas na categoria Bebê - com o prêmio Quintess na frente




Conheci também as estantes com os livros maravilindos que já foram enviados aos assinantes de cada categoria... Ahhh que vontade de ler todos! Eu pensava o tempo inteiro: ah se minhas filhas tivessem vindo comigo elas não iam querer ir embora nunquinha hahahaha (confesso, eu demorei a querer ir embora, ah se eu pudesse ler tudo mesmo rsrsrs). Numa delas estava o prêmio de reconhecimento pela participação da Taba no programa de aceleração de startups Quintess: A Taba cumpriu as tarefas propostas para crescer enquanto clube, expandir sua abrangência no país e aprimorar seus objetivos em formar leitores com livros de qualidade no Brasil... E que continue com sucesso nesse propósito! Estamos na torcida, sempre!

  Estante das obras já enviadas na categoria Autônomos




 Estante das obras já enviadas na categoria Iniciantes


Além das estantes da seleção de livros enviados, tinham estantes com as obras que estão sob análise para escolher as leituras que serão enviadas nos próximos meses, e muita, mas muita leitura de teoria literária infantojuvenil, porque, né, esse cuidado todo nas escolhas tem muito estudo envolvido, muita dedicação e trabalho duro para fazer chegar em cada lar uma leitura que vá agregar conteúdo na formação do pequeno leitor que você tem aí na sua casa... É um trabalho de curadoria literária levado muito a sério! Num mar de livros, lançamentos, coisas legais (e outras nem tanto), clássicos, principiantes (autores e editoras), pérolas e raridades (e também os que não dá para aproveitar!), ter à mão um auxílio desse é investimento! Em tempo, em escolhas bem feitas, na tranquilidade e alegria de ter pequenos tesouros literários em mãos todos os meses...


Pausa pro suspiro: gente, de todo o meu coração, eu só recomendo o que eu gosto de verdade e não é jabá como dizem por aí, eu não vou indicar uma coisa que não aprovo só pra ganhar likes ou ter posts, também sou comprometida com meu público em recomendar leituras e pessoas sérias e engajadas com o propósito da formação de leitores (de qualidade!) no nosso país... Então, eu lhes digo que A Taba é um clube que vem dando super certo e, se você fica naquela dúvida terrível sobre qual livro presentear seu filho, sobrinho, neto, afilhado etc., pode ter certeza que esse apoio você tem no clube, e você só precisa indicar o nível da experiência leitora da criança (o modelo de faixa etária vem sendo substituído pelo de experiência literária, pois duas crianças de idades semelhantes podem ter tido acesso a variados níveis de leitura). De resto, é a certeza que seu dinheiro será muito bem investido em livros de qualidade que chegarão a vocês todos os meses...

Equipe da Taba em ação!

Então se você ainda não é assinante, aproveito para deixar a dica: nossos seguidores têm 30% de desconto (UHULL) na 1ª mensalidade da Taba no plano anual! Basta incluir o cupom LJT no carrinho na finalização da assinatura! Conheça o site da Taba neste link! Nele sempre tem disponíveis diversos artigos sobre literatura infantojuvenil, imperdível! E se você gostou e quer assinar o clube, o site da loja da Taba está neste link (clique aqui!)


Adorei conhecer bem de pertinho esse escritório dos sonhos de qualquer amante da literatura infantojuvenil rsrsrsrs... E amei ainda mais conhecer as pessoas envolvidas, e continuar com a certeza de que mais coisa legal vem pela frente, desejo sucesso a todos do clube!

Visitinha chegando ao fim!

Espero que tenham gostado do post, e até breve!

Um abraço
Jaqueline

Créditos das fotos: autora do blog e Daniela Peixoto (equipe A Taba)

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Facebook

Instagram