Livros ABC: Abecedários divertidos

15:15




Oie genteee!!

Primeiro post do ano aqui no blog, uhulll!!!

Logo, logo, o blog já completa 2 anos no ar, estou super empolgada e feliz de poder levar esse conteúdo para vocês, de verdade!

Aproveito e deixo aqui meus sinceros desejos de um feliz 2019 a todos que nos acompanham por aqui!! Que seja muito proveitoso, repleto de leituras de qualidade, de reflexões valiosas, de valorização dos momentos junto ao livro, lendo com afeto com suas crianças e construindo pontes maravilhosas de carinho através da atitude leitora! Vamos que vamos, que esse ano promete!!! Hehehe...

E o especial desta vez é com os abecedários... eles sempre me chamaram atenção, especialmente quando bem elaborados, como nos livros que vou mostrar mais abaixo... Considero a proposta de todos eles muito primorosa, conheço alguns outros abecedários tão maravilhosos quanto estes, e tô achando que vou ter que dividir o tema em dois posts hahaha...

Eles podem ser uma mão na roda na hora da criançada começar a aprender as letrinhas na escola, claro! Aliar a boa literatura com os aprendizados na escola pode tornar tudo ainda mais interessante!
Quer conhecer alguns abecedários super legais*? Confira pelas faixas etárias sugeridas** e  também as galerias de fotos de cada livro (espera até aparecer a seta para o lado para navegar pelas imagens):

1 - Deu zebra no ABC (Pulo do Gato. A partir de 3 anos)

Escrito e ilustrado pelo premiado artista Fernando Vilela (que é muito reconhecido internacionalmente, por sinal ;D), este abecedário mostra uma enorme e divertida confusão entre os animais, cada letra representando um bicho que faz uma atividade com a mesma letra (Era uma vez uma atrevida ANTA, que Agarrou o rabo do BURRO, que Beijou a barriga do CAMELO...), além de vários animais com a mesma letra daquele que está sendo mostrado mas, (que injustiça!) não são mencionados na história... Depois da bronca que eles dão no autor (rsrsrs), os bichinhos são finalmente mostrados na última página do livro, enriquecendo o vocabulário do pequeno leitor. Que tal criarem novas rimas com esses bichos que ficaram de fora? :D

Fernando Vilela explica que o livro "nasceu da brincadeira de desenhar um bicho emendado no outro, na sequência do alfabeto num jogo em que a ação do bicho e o seu nome têm a mesma letra (a anta agarrou, o burro beijou, o camelo comeu etc). Virar a página é sempre uma surpresa, você não sabe que animal encontrará". E se você acha que não tem animal com as letras K, W e Y, surpresa! Eles estão no livro também! Rsrsrs... Com certeza os pequeninos vão adorar toda essa confusão e aprender muito com as letras, os animais e as ações deles na história!
Deu zebra no ABC


2 - ABCDinos (Peirópolis. a partir de 5 anos)

Premiado no último Jabuti, o cientista e professor da USP Luiz Anelli juntou-se a Celina Bodenmüller para criar um abecedário para os fãs de dinossauros! O paleontólogo já escreveu outras obras sobre as criaturas que viveram por aqui há milhões de anos, e nessa, direcionada ao público infantil, apresenta em forma de versos 26 espécies de dinos que já existiram na face da Terra! Juntamente com curiosidades sobre cada um deles, mostra ao final um  mapa mundi com o local onde o dinossauro vivia. Eu, que só conhecia T-Rex, brontossauro e velocirráptor, aprendi muito mais sobre esses animais que tanto encantam a criançada (alguém aí faz ideia de que existiram bonitassaura, kakuru, quiupalong e uberabatitã? hahahaha!!!)! Olha aí: enquanto pais a gente ensina tanta coisa e aprende junto com as crianças ao mesmo tempo também né???
ABCDinos


3 - O Bicho Alfabeto (Companhia das Letrinhas, a partir de 4 anos)

Esse eu já tenho há muito tempo, foi o primeiro "abecedário" que comprei para minha filha. E digo assim, entre aspas, porque ele pode não ser um abecedário como se costuma ver por aí: o bicho alfabeto é uma brincadeira com palavras, pra aguçar os sentidos, e não pra ler linearmente de A a Z. A repetição de sons da mesma letra é que evoca de alguma forma um abecedário (aproveita para reforçar esses sons na leitura e instigar as crianças...). O que me chamou atenção de cara foi o autor: O poeta Paulo Leminski, que eu tanto curtia nos tempos da faculdade! Sua bela poética, a poesia marginal e versos livres dançam nas páginas ilustradas por Ziraldo, que contam com apresentação de outro artista que eu tanto admiro: Arnaldo Antunes. Sente só o comecinho desse passeio pelo alfabeto:

O bicho alfabeto
tem vinte e três patas
ou quase
por onde ele passa
nascem palavras
e frases
com frases
se fazem asas
palavras
o vento leve
o bicho alfabeto
passa
fica o que não se escreve

Delícia né? Que mergulho maravilhoso na poesia desse ícone de sua geração... Os versos dessa coletânea saíram de outra obra de Leminski, Toda Poesia. As palavras, associadas à leitura cuidadosa das ilustrações de Ziraldo, completam a construção dos sentidos e permitem à criança apreciar a boa poesia com as sensações gostosas que ela provoca na alma. Sem dúvida, um abecedário que não pode faltar na sua estante!!!
O bicho alfabeto


4 - Abecedário (Companhia das Letrinhas. A partir de 3 anos)

De Ruth Kaufman e Raquel Franco, com ilustrações de Diego Bianki, o subtítulo do livro fala da infância: Abrir, brincar, comer e outras palavras importantes... Cada letra representa uma atividade cotidiana dos pequenos, um passeio através do abc com aquilo que eles mais conhecem: com D se escreve Dançar (seja abraçado, uma coreografia, com patins, ou a vida toda); com J você pode juntar a fome com a vontade de comer, dinheiro ou ingredientes para fazer sua receita favorita; com L pode ler histórias, em braille, ler com o vovô ou com a mamãe, e com R pode-se Rir e gargalhar até cair, rir de uma palhaçada... Cada letra traz algo especial e que diz respeito a uma infância saudável e feliz, e, de quebra, faz a gente reviver nossas próprias lembranças também... Muito fofinho, e a experiência fica mais completa com a contemplação das ilustrações... O mais legal é propor à criança fazer suas próprias ilustrações com as letras e atividades que ela achou que podem ter faltado na história... Que tal?
Abecedário


5 - Abzzzz... (Editora Sesi-SP. A partir de 4 anos)

A Isabel Minhós Martins é uma das nossas autoras queridinhas dos últimos tempos rsrsrs... Eu não a conhecia, até ser devidamente "apresentada" a ela através do nosso clube parceiro, A Taba, que sempre faz chegar até seus assinantes só livros maravilhosos todo mês... E que grata surpresa! Ela tem um estilo bem autêntico de escrever, com humor e uma sagacidade que lhe são peculiares. Seus livros têm sempre uma mensagem inteligente nas linhas não escritas, e é isso que mais me chamou atenção...

Em Abzzzz... a proposta é um abecedário para a hora de... dormir! Rsrsrs... tanto que a mensagem inicial já é um convite ao sono:

Em princípio, este livro não falha:
se na letra A todos os leitores
mantêm os olhos abertos,
na letra B há já muitos que bocejam,
e lá mais para o fim,
na página do R, apenas se ouve
um suave ressonar.
E você, a que letra chegará?

E assim, letra após letra, são apresentadas curiosidades a respeito do sono, dos sonhos, e, principalmente: de formas para fazer o sono chegar! Hahaha... bom, quem estiver com dificuldade de colocar a meninada para dormir pode contar com essa ajudinha extra da Minhós porque, né, tem dias que a peleja pra fazer o sono dos pequenos chegar é grande hahahaha... Uma boa leitura na hora de dormir, com direito a muito afago e beijinhos: tudo nesse livro leva ao sono, então, deixem-se influenciar pela mensagem e... bons sonhos!!! Vale, inclusive, caprichar nos bocejos (já que dizem que a gente não resiste quando vê alguém fazendo um, e já vai repetindo por imitação!) e ler beeem de-va-ga-rin-hoooo pra ir acalmando os ânimos e fazer o sono chegar rapidinho hehehe...
ABZzzz



Espero que tenham gostado das dicas, qualquer dúvida não hesite em escrever pra gente, pelas redes sociais (instagram e facebook: @lendojunto) ou e-mail (lendojunto@gmail.com).

Até o próximo post,
Um abraço

* Alguns livros foram adquiridos pela autora do blog e outros foram obtidos através de parceria. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).
** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram