Conheça a Coleção Canoa: livros para a infância a preços acessíveis pelo selo Companhia das Letrinhas

17:23

 


ATENÇÃO: A fonte deste texto e das imagens são da Divulgação da Companhia das Letrinhas, e sua reprodução na íntegra aqui no blog foram devidamente autorizadas =)

Nos 30 anos do selo Companhia das Letrinhas, Grupo lança Canoa, coleção de livros infantis a preços populares, na Bienal do Livro
 

Com nome inspirado nos ícones de transporte que são a marca da Companhia das Letras e no acabamento com grampo, coleção promete encantar leitores com textos rimados e ilustrações encantadoras.


Com lançamento previsto para julho, a nova coleção de livros infantis chega ao mercado durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo com dois grandes diferenciais: narrativas que dialogam com a cultura brasileira e com personagens queridas pelas crianças, apresentando novos autores e artistas, e preço de capa a R$ 9,90.

O objetivo da Coleção Canoa, que sai pela Companhia das Letrinhas, um dos selos infantis do Grupo Companhia das Letras, é ampliar o número de crianças leitoras, oferecendo títulos a um preço mais acessível, sem deixar de lado a qualidade literária e estética pelas quais o grupo editorial se tornou conhecido. 

A Bienal do Livro foi o momento e o local escolhidos para o lançamento da coleção justamente por ser um evento de público amplo e variado, alcançando desde aqueles que já têm o hábito de frequentar livrarias e bibliotecas até os que têm um contato menos frequente com a literatura, além do público que busca preços mais acessíveis na hora de escolher a próxima leitura.

Para viabilizar a coleção a esse preço de capa sem deixar de lado a qualidade do objeto, tanto equipe editorial quanto de produção gráfica se dedicaram a pesquisar materiais e formatos desde 2021, quando o projeto começou a tomar forma.

“Nós definimos antes qual seria o preço de capa máximo e, a partir disso, fomos pesquisando o que fazer para viabilizar. Toda a equipe envolvida no projeto abraçou a causa do acesso ao livro”, conta Gabriela Tonelli, que edita a coleção ao lado de Antonio Castro.


Por que Canoa?

O nome da coleção segue o charme dos meios de transporte característicos do selo Companhia das Letras e soma um novo propósito: chegar onde os nossos livros nem sempre chegam - às classes econômicas C e D. Afinal, a canoa chega em lugares de difícil acesso em que outras embarcações não conseguem chegar!

Para completar, o formato dos livros também será o “canoa”, em que capa e miolo são grampeados e que se adequou perfeitamente ao projeto de livros acessíveis almejado pela coleção.


A coleção

Com tiragem inicial de 20 mil exemplares, a coleção deve ser distribuída tanto nos canais que a Companhia das Letras já atende quanto em outros pontos de vendas.  

Os primeiros quatro títulos – A bruxa do breuUma carta para o pirataA sereia garbosa e Aliens, a lição –  são assinados pela cordelista, multiartista e contadora de histórias Mari Bigio, e trazem personagens conhecidos do imaginário infantil em aventuras apresentadas em rimas. A cadência e o ritmo facilitam a leitura em voz alta, remontam à nossa tradição oral e agradam leitores de todas as idades, principalmente aqueles em fase de alfabetização, ou que estão se arriscando nas primeiras leituras.

Com muito bom humor e irreverência, Mari Bigio conta histórias inusitadas, como a de um pirata que não sabe nadar, a de uma sereia cantora lírica que quer mesmo é ser uma rockstar, a de uma bruxa que participa de um concurso na TV e a vez em que alienígenas, contrariados pelo modo como são retratados em nossos filmes, vieram tirar satisfações com os terráqueos.

Nos textos, lúdicos e repletos de afeto, há também acenos cômicos para os adultos, como o nome das bandas mais famosas do fundo do mar em A sereia garbosa: Tubarão Vermelho, Barbatanas do Sucesso, Fish Floyd. Outro exemplo? O programa de auditório de A bruxa do breu se chama Caldeirão do Truque! Os finais são surpreendentes e quebram estereótipos, mantendo diálogos com a contemporaneidade

O projeto gráfico foi cuidadosamente desenvolvido pelo estúdio Bicho Coletivo e um dos sócios, Rodrigo Chedid, assina as ilustrações dos quatro primeiros títulos da coleção. Os livros têm a mesma linguagem visual, mas se diferenciam pela paleta de cores, que é única para cada um dos volumes. Além disso, Rodrigo deixou alguns easter eggs espalhados por cada título, como um pôster da sereia no navio pirata, crianças vestidas de bruxas entre os aliens, entre outras surpresas divertidas.




Sinopses

A bruxa do breu

O que acontece quando uma bruxa pra lá de diferente vai parar na maior competição de feitiços da TV? 

Essa história em rimas vai fazer você dar muita risada - e sentir uma pontinha de medo!


Uma carta para o pirata

O pirata mais temido dos sete mares ama o que faz, mas tem um probleminha: não sabe nadar! Até que ele resolve dar um jeito nisso, e bem a tempo de um grande encontro…

Contada em versos rimados, essa história vai conquistar o coração de todo aventureiro.


A sereia garbosa

A sereia mais afinada do coral do fundo do mar vai apresentar um show diferente e, pelo visto, ela vai surpreender - e muito - seu público que é acostumado aos concertos de música clássica…

Essa é uma história rimada que vai fazer você cantar, dançar e se divertir a cada página. 


Aliens, a lição

Os alienígenas resolveram dar um basta em uma situação que há muito os incomodava: a maneira como eram retratados nos filmes dos humanos. Cansados dos estereótipos, eles vêm à Terra reclamar seus direitos - mas se surpreendem quando chegam aqui…

Essa história em rimas é tão encantadora que até parece coisa de outro mundo!



Sobre os autores

MARI BIGIO é pernambucana do Recife e multiartista: escritora, contadora de histórias, cantora e radialista. Em 2007, lançou seu primeiro folheto de cordel, A mãe que pariu o mundo, premiado pela prefeitura de Recife. Em 2021, recebeu o prêmio Melhor Música na categoria infantil do Festival de Música Rádio MEC com o single “Castelinho de areia”.

Hoje, possui dezenas de cordéis, mais de dez livros infantis, álbuns musicais e alguns singles nas plataformas digitais. Com a irmã, a musicista Milla Bigio, integra o projeto Cordel Animado, com espetáculos de histórias em cordel para as crianças. Seu perfil no Instagram fez sucesso durante a pandemia, quando Mari realizava lives diárias de contação de histórias. Ela tem quase 40 mil seguidores na plataforma e 20 mil inscritos em seu canal do YouTube, onde conta histórias que mesclam cordel, música, sonoplastia, teatro de bonecos, mamulengo, fantoches e outros recursos.

RODRIGO CHEDID é paulistano, um dos três filhos de uma pedagoga (que era a diretora do colégio em que estudou) e de um pai engenheiro civil (que constrói prédios). Quando criança, gostava de desenhar monstros e de inventar histórias estranhas. Formou-se arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) e trabalhou por algum tempo fazendo projetos de casas, prédios e até de morangos gigantes. Depois, junto com duas amigas, criou o estúdio Bicho Coletivo, onde faz projetos de design gráfico e ilustração. Desde que o Bicho pegou, Rodrigo trabalha desenhando. Já ilustrou revistas, cartazes, sites, muros, jogos de tabuleiro, livros e também marca-páginas. Continua gostando de monstros e de histórias estranhas e acha que essas são coisas muito importantes.


Ficha técnica

Coleção Canoa

Selo: Companhia das Letrinhas

Texto: Mari Bigio

Ilustrações: Rodrigo Chedid

Páginas: 32

Formato: 15,5 x 22,5 cm

Acabamento: canoa

Preço: R$ 9,90

Data de lançamento: julho de 2022

SAIBA MAIS sobre a coleção clicando aqui



TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram