Dica de livro: Eu (não) gosto de você!

10:47


Oi gente, belezinha??
A dica de hoje é do livro Eu (não) gosto de você!, de Raquel Matsushita.

A primeira vez que eu soube desse livro foi através do instablog Mar de Histórias, que eu acompanho e adoro! É da Nina Brondi, ela é atriz, contadora de histórias e pedagoga, tem uma filhota linda e sempre posta dicas maravilhosas de livros infantis… Tem também o face nesse link.

Quando vi o post dela sobre esse livro, ela dizia que sempre tinha um exemplar para presentear as amigas que estivessem esperando o segundo filho (não era meu caso hahaha), fiquei tão curiosa com a descrição do livro que perguntei: posso ser sua amiga então, pra ganhar um também? KKKK
E não é que ela topou? Rsrsrs… fizemos uma troca de livros entre blogs, e ela gostou muito do livro que eu enviei pra ela… Ainda ganhei uns marcadores de páginas do blog dela muito bacanas (um dia chego nesse nível hahaha).
Super legal, amei a troca e a amizade :D
Obrigada, Nina!

Em Eu (não) gosto de você, o texto e as ilustrações são da Raquel Matsushita. É de uma sensibilidade incrível, pois dá voz à criança mais velha que está ganhando o irmão caçula e narra que quando mamãe ficou grávida, ela ficou meio cinza, mas quando a barriga começou a crescer, ela ficou meio linda (trecho do livro).

É muito fofo rsrs… O texto todo é escrito em letra cursiva, como se fosse um diário ou depoimento da própria criança sobre a situação.

Nessa perspectiva, a da criança, o leitor passa a entender o que se passa na cabeça da irmã que deixou de ser a única no coração da mãe, da confusão mental que isso pode acarretar e dos sentimentos que essa mudança envolve.

A mamãe disse que eu não precisava gostar dele logo de cara. Eu achei isso muito legal, porque eu não gostava dele mesmo. (trecho do livro)

Ao ler, preste atenção ao fio de novelo que percorre todo o livro, a ilustração é lindamente sincronizada com o texto através desse fio… simplesmente demais! Ótimo para, como disse a Nina, as mães que estão se preparando para a chegada do segundo filho: leiam com suas crianças, o livro traz metáforas muito singelas e fáceis de a criança entender, como a história do balão que não pode ser esvaziado, só pode encher (de amor da mãe pela criança). Vale a pena fazer essa brincadeira com a criança durante a leitura!

É com certeza um livro fantástico, poético e delicado, que escuta e dá voz à criança e aos seus sentimentos… Recomendo muito!

À Nina, mais uma vez, um enorme obrigada! rsrs
À autora Raquel, parabéns pelo livro maravilhoso, poucas vezes vi um texto tão bem integrado e sensível às ilustrações, amei! Tanto pela mensagem que passa, quanto pelo nível de linguagem que consegue atingir e ser compreensível pelas crianças, mesmo as mais novas!

Fica a dica de leitura, tanto para as gravidinhas que esperam seu segundo filho, quanto para as amigas que querem presentear quem está aguardando a chegada do filho mais novo, até como uma forma de entender o que se passa no seu próprio íntimo (sim, as mães também se perguntam se serão capazes de amar um segundo filho!). Rsrs...

Um abraço e até a próxima dica!
Jaqueline

Ficha Técnica
Eu (não) gosto de você!
Autora e ilustradora: Raquel Matsushita
Editora: Jujuba, 2013
Páginas: 32 (21x18,5 cm)
ISBN: 9788561695378
Idade recomendada: a partir de 2 anos


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

1 comentários

  1. a letra cursiva é aprendida depois da letra de forma, ou seja, mesmo quando o caçula crescer, ele ainda vai demorar um pouco pra conseguir ler esse livro. a letra cursiva fica como um pacto, um codigo secreto, pq esse livro é pro só pro mais velho... adorei!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram