Dica de livro: Quero nascer de novo!

06:11




Oiii, beleza?

Nossa dica de livro hoje é Quero nascer de novo!, do Ilan Brenman (Editora Saber e Ler, ilustrações de Catalina Echeverri).
Já devo ter falado uma centena de vezes do quanto eu sou fã dos livros desse autor né? Então vou falar mais uma vez rsrs…


É sério, gente, como ele escreve com tanta maestria sobre os assuntos da infância, com uma naturalidade e, ao mesmo tempo, uma profundidade que me encanta!


Em Quero nascer de novo! é a voz da irmã mais velha que está prestes a ganhar um irmão que tece a história… Essa é a vivência e a preocupação de muitos pais que estão para receber um terceiro (ou quarto, ou quinto) membro no seio da família: o que será que se passa na cabeça do irmão que será promovido a mais velho???


 A barriga da mamãe parecia uma melancia madura


Sempre a partir da perspectiva infantil, a história nos é contada pelo entendimento da pequena Sofia, que percebe as mudanças no corpo da mãe, na diferença do tratamento das pessoas à enorme barriga ocupada pelo bebê (e, muitas vezes, indiferença a ela), e mesmo com a natação que ele, que nem tinha nascido ainda, já praticava (e motivo de ciúmes para a menina):



A menina começou a perceber que todos a sua volta só falavam do mergulhador.



Observe no decorrer das ilustrações a estampa das roupas da mãe da personagem… rsrsrs… é uma fruta que lembra muito como as mães se sentem no final da gravidez hahaha…


Ela já havia explicado mais de mil vezes para a Sofia que
dentro da barriga estava seu irmãozinho


A criança, observadora como sempre, percebe as diferenças no corpo da mãe… de tanto observar, uma hora a explosão de sentimentos vem à tona: QUERO NASCER DE NOVO!!!


Sério, se você tem mais de um filho pequeno, sabe que numa hora dessas a gente só quer enfiar a cara num buraco no chão ou chorar escondido, se perguntando: será que não estou dando a atenção merecida ao meu filho mais velho??? Pois é, eu já ouvi essa frase e fiquei até sem reação rsrsrs…


 Sofia olhava com desconfiança para aquele barrigão,
como podia uma criança morar lá dentro?


Mas o bacana do livro é que o Ilan propõe um exercício para toda a família (vale para você que também passa por esse dilema rsrs…). Simplesmente reviver o tempo em que Sofia era um bebê! Desde quando estava na barriga da mãe, igualzinha ao irmão! E então eles resgatam as memórias, e juntinhos levam a filha a entender que a ideia é somar o novo integrante (e o amor dos pais por ambos) à dinâmica familiar, e não substituir a pequena e curiosa irmazinha rsrs…


Lá ele tinha comida à vontade, uma temperatura
super agradável e ficava nadando o dia inteiro.

Sempre de uma maneira sutil e inteligente, Ilan sabe como conduzir a narrativa da história para um desfecho adorável e fofo! Sempre respeitando o ponto de vista da criança, fazendo-nos olhar sob a perspectiva dela! E isto é uma das coisas pelas quais mais admiro e tanto recomendo os livros dele… Magnífico!


O blog ama e recomenda este e tantos outros livros do Ilan Brenman! A temática familiar está muito presente em suas obras, sempre abordada com muita sabedoria e humor…


Um abraço e até o próximo post :D
Jaqueline


Ficha Técnica
Quero nascer de novo!
Autor: Ilan Brenman
Ilustradora: Catalina Echeverri
Editora: Saber e Ler, 2015 (1. ed)
Páginas: 28
ISBN: 9788566428254
Idade recomendada: a partir de 2 anos

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram