Conhecendo os bastidores do Clube Quindim

00:00



Numa tarde ensolarada e abafada da primavera de São Paulo, lá vou eu conhecer os bastidores de um dos clubes de leitura que mais amo de paixão: o Clube Quindim!!!

A Renata, uma das fundadoras, me recebe, se surpreende e cai na risada quando eu já chego perguntando: "socorro, cadê o ar-condicionado, tô derretendo!" Hahahaha... Logo eu, tão acostumada com o calorzin amazônico, quem diria rsrsrs...

Foi no bairro de Moema que eu descobri, no segundo andar de um discreto prédio comercial, como funciona toda a operação do Quindim. O clube começou já tem alguns anos (você pode conferir essa entrevista que eu fiz com o Volnei, também fundador do clube, bem no comecinho do blog, é só clicar aqui nesse link ), e vem ampliando o número de assinantes sempre através da propaganda justa e no boca a boca de quem já acompanha o trabalho sério deles e recebe os livros maravilhosos enviados todos os meses.

Nessa conversa super gostosa que eu tive com a Renata, conheci a equipe e um pouquinho do que cada um desenvolve para que o Clube possa levar, a cada cantinho do país, a literatura infantil realmente engajada com a formação de pequenos leitores: A Marina, que trabalha com o conteúdo e postagens das redes sociais (e com quem eu converso com frequência rsrsrs), a Júlia, que faz o atendimento aos assinantes (e, portanto, quem vai atender você, leitor ou assinante do clube, quando quiser tirar suas dúvidas ;D), o Gislan, que é  responsável pelos pacotes lindíssimos que chegam todos os meses nas casas de vocês, com aquele nome bem lindinho da criança para os pequenos se sentirem ainda mais especiais (nossa, que orgulho que dá de ver o olhinho brilhando nessa hora em que minha filha vê o nomezinho dela ali, no pacote dedicado todo pra ela!).

Gislan preparando os pacotes no capricho!

Marina, que cuida das redes sociais do clube

Júlia, que atende a galera com a maior simpatia!
Agora para tudoooo... por que nessa hora em que eu entrei na sala onde fica o Gislan, eu tenho que confessar para vocês que eu quase tive um treco, fiquei até sem fôlego: minha gente, pra quem é absolutamente apaixonado por livros, entrar naquela sala foi como estar num paraísooo hahahaha... Cheinha de livros absolutamente novos, prontinhos para serem embalados no papel estampado com o rinoceronte mais famoso do Brasil, com aquele cheirinho gostoooso de livro novo, que vicia, que faz não querer sair mais dali... Nem sei se a Renata percebeu, mas a minha vontade era conversarmos ali mesmo, só pra ficar sentindo o cheiro de livro novo o tempo todo kkkkk... Mas a gente precisava deixar o Gislan trabalhar rsrsrs...

Sala repleta de livros novos e o famoso "Diário do leitor", para anotas todo mês as impressões sobre a leitura recebida
A equipe também é composta pela Patrícia, que cuida com carinho de toda a operação e administrativo, a Carla, que é a gerente de marketing, e o Daniel, da área estratégica e de sistemas do Clube...

Carla, gerente de marketing ;)
Patrícia gerencia o administrativo e operação do clube!
No bate-papo que tive com a Renata, conversamos sobre vários assuntos relacionados à literatura infantil e ao mercado brasileiro nesse segmento, e temos pensamentos bem parecidos sobre os temas. Ela me contou um pouquinho de como foi crescer organicamente desde o início, sempre focando na qualidade literária das obras enviadas aos assinantes.

Uma das ideias do Quindim é mesclar o envio de livros clássicos com os autores contemporâneos, para que assim o assinante possa ter uma biblioteca bem diversificada. No momento, o clube tem por volta de 1.400 assinantes espalhados em todos os estados brasileiros, das classes A a C. Pretende continuar a crescer de forma responsável e ética, pois o foco sempre foi no conteúdo dos livros, e não em quantidade astronômica de assinantes, levando leituras ou livros que nada têm a acrescentar à biblioteca de um pequeno leitor cujos responsáveis sejam comprometidos com ideias e valores desse futuro cidadão.

O Visconde de Sabugosa e o Quindim enfeitam o local
Além disso, também apoia as editoras "pequenas" ao selecionar seus livros para os assinantes (eu digo pequenas entre aspas pois é só no nome, por que é cada livrão!! rsrs), e com isso revela a muito mais pessoas o trabalho sério de editoras (só a título de exemplo) como as do Coletivo Alice (clica aqui para saber mais sobre elas no Instagram). São editoras que apresentam ao público obras diversificadas e com temas que agregam bastante à formação literária da criança, e que estão crescendo aos pouquinhos nesse mundão de corporates e gigantes de vendas... E, dessa forma, todos crescem de forma justa ;)

Alguns dos livros separados para serem escolhidos entre as leituras a serem enviadas nos próximos meses
A Renata e o Volnei têm formação acadêmica, experiências e vários cursos na área de Literatura Infantil, e com eles tem um time de curadores de peso, que decidem todos os meses quais os livros que chegarão até vocês. São nomes como Ziraldo, Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Marisa Lajolo, Glória Valladares (bibliotecária que desenvolve um projeto fantástico de leitura infantil na minha cidade, Porto Velho: é o "Leitura no Sítio" que, sempre que posso, mostro no instagram). Muitos outros profissionais engajados com a literatura infantil estão envolvidos na curadoria do Quindim, ou seja, gente realmente entendida no assunto!

Renata, fundadora do Quindim
No último ano o Quindim tem investido nos lançamentos exclusivos pelo Clube. São obras que ainda nem chegaram às livrarias e vão direto para a casa dos assinantes, surpreendendo muitooo pela sensibilidade com que nos tocam na mente e no coração, como "Estranhas criaturas" (confere a resenha clicando aqui), para alertar sobre a preservação da floresta (com direito a brinde de sementinha de Ipê amarelo para a garotada plantar! Achei genial!) e "Quebra-cabeças", de Diego Bianki (veja a resenha clicando aqui), uma leitura absolutamente incrível sobre respeito ao outro, às outras culturas e formas de pensar, sempre considerando o outro com empatia, de forma levar a criança a ver que somos formados a partir desse outro também! AH, e veio com um quebra-cabeças para os pequenos brincarem depois (os brindes do clube são um quesito à parte, é cada mimo!). Já mostrei essas obras recebidas pelo Quindim todos os meses no Instagram do Lendo Junto! :D

Esse é o mapa de leitura que chega cheio de ideias para vocês explorarem a leitura do mês com sua criança!
E o mais interessante é que o clube se preocupa em levar também conteúdo relacionado à infância e todas as questões que envolvem a criação de filhos nesses dias meio loucos em que a gente vive: através do blog (https://blog.clubequindim.com.br/) os pais e assinantes também têm dicas de parenting, e não para por aí. Sejam questões emergentes a partir de situações no dia a dia, do que anda acontecendo no mundo, datas comemorativas, tudo vem sempre acompanhado de boas dicas de leitura sobre o tema, e que inclusive às vezes vai parar nas próprias escolhas do mês :D

São posts que vão de autoestima e consciência negra a censura, descolonização e identidade. Ou seja, monotonia (ou monotemas) definitivamente não é o que os assinantes do clube têm rsrsrs... Desconstruindo mitos, seja em relação a como contribuir para a formação do pequeno leitor, seja para introduzir através da leitura alguns temas que pareçam "difíceis", o blog está recheado de dicas e em constante atualização para vocês! Aconselho a dar uma olhada no blog, ele reflete muito do que te espera nas leituras que são enviadas todos os meses com carinho aos assinantes ;)

Uma das estantes do clube com alguns dos livros já enviados aos assinantes
Eu acho incrível como tem certas vezes que esses conteúdos parecem estar em sintonia com o modo como penso. Sério, tem vezes que penso sobre as questões atuais que vivenciamos na nossa sociedade, no que vemos nos noticiários, e dali a pouco vem o Quindim com algum post maravilhoso sobre o assunto, parece transmissão de pensamento rsrs...

Eu pude perceber todo esse cuidado com o livro enviado todos os meses, é tudo feito com amor e dedicação, nos mínimos detalhes. De fato, é um dos poucos clubes que indico de olhos fechados aos meus seguidores pois venho acompanhando-os desde o início, e vejo que se preocupam constantemente em desenvolver temas transversais às leituras de cada mês, contribuindo assim para que a leitura seja um momento de reflexões múltiplas, tanto para a criança quanto para os responsáveis que a acompanham nesse momento tão gostoso que é ler juntos! E continuo a recomendar, pois se você procura um serviço de curadoria especializada em livros infantis, pode ter certeza que achou um grande parceiro no Quindim!

Ilustrações belíssimas nas paredes do clube: é arte e literatura em cada canto do Quindim!
Convido vocês a conhecerem o site do clubealém de recomendar muito a leitura do blog e redes sociais (clique nos nomes para conhecer) e, depois de se convencer que a proposta tem tudo a ver com o que você procura, deixem-se surpreender todos os meses com leituras surpreendentes que o clube irá proporcionar para a sua família.

Ah, pra te ajudar nessa tarefa, sempre é bom lembrar que o Quindim é um clube parceiro do Lendo Junto e por isso temos um desconto exclusivo de 30% off na 1ª. mensalidade do seu plano: basta clicar no link a seguir para efetivar sua assinatura e garantir seu descontaço! Só pra você que me segue!! Fala aí, legal demais heim??? ATENÇÃO: o desconto só será aplicado na etapa final do carrinho se a assinatura for feita a partir deste link: https://bit.ly/3YTlNLw

Aproveita nosso cupom de desconto
É isso galera!

Espero que tenham gostado da matéria, espero retornar em breve com mais novidades e dicas para vocês aqui no blog, e fica de olho: neste mês de fevereiro estamos completando 3 anos recheados de sorteios para vocês!
Quem nos segue já sabe: o blog faz aniversário e quem ganha o presente são vocês! Uhull (spoiler: os sucessos dos sorteios foram enormes e adianto que vai ter kit do Quindim nas próximas semanas, junto com outros parceiros, obaaaa). Basta nos seguir e ficar ligado no nosso instagram: https://www.instagram.com/lendojunto/?hl=pt-br

Abraço e até o próximo post!

Jaqueline

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram