Princesas em GREVE!

23:00




Olha, fazia muito tempo que eu tava de olho nesse livro, de tanta coisa legal que ouvi falar dele. E quando lemos, meu Deus, como pode caber tanta lindeza num só livro infantil??


Em "Princesas em greve!", as princesas dos contos de fadas resolvem fazer um manifesto! Chega dessa vida meio enfadonha e insossa de princesa, elas perceberam que os tempos mudaram e querem se adequar à nova realidade das mulheres do século XXI! O que elas mais querem? Igualdade!! Siimmm, e não tem nada a ver com algumas palavras depreciativas que vejo por aí de quem não sabe o que significa feminismo! Se você quer um mundo justo para homens e mulheres, se você quer que nós tenhamos as mesmas oportunidades, empregos e salários que os homens, você é feminista! Quando se espera que a mulher seja respeitada pelo que é e não pelo corpo que tem ou aquilo que julgam dela, isso é feminismo, nós mulheres não queremos "mais" que os homens, queremos igual, e isso é ser feminista!


As princesas querem ser respeitadas pelo que SÃO, não pelo que aparentam ser ou pelo que acham ou esperam que elas sejam! Nesse manifesto, elas exprimem suas vontades de um mundo mais justo, sem sexo frágil e sem sexo mais forte. Pois aos príncipes será permitido chorar e manifestar suas emoções - sim, eles também entram na história, pois são elas e eles que constroem juntos cada história, dentro ou fora dos contos de fadas! Chega de masculinidade tóxica!


Às princesas reais, a vontade é que elas tenham seu direito de ir e vir sem serem agredidas por qualquer dragão que seja, que possam seguir em paz seu caminho, sem medo de sofrer alguma maldade... A cada página lida, em cada um dos 21 pontos do manifesto, eu me arrepiava, gente, é lindo demais esse livro!!! É o básico do básico que a gente espera ter, principalmente quando se trata de meninas que criamos em pleno século XXI (mas que alguns ainda insistem em criar com ideias de séculos passados)... NÃO! Tá na hora de ver que algumas coisas precisam mudar, e já! Ah, e as princesas da vida real também estão nas páginas do livro, com suas conquistas e o merecido reconhecimento e homenagens que elas talvez não tiveram em vida! Fantástico!! Recomendadíssimo!!! Clica na setinha para a direita na galeria abaixo para conferir um pouquinho das páginas do livro (espere um pouco até aparecer a seta)
Princesas Em Greve

Nós já publicamos uma matéria sobre a visão estereotipada de princesas nos contos de fada, interessantíssimo o assunto, e você pode conferir nesse link aqui. Essa questão de desconstrução de princesas é um tema que acho muito interessante e atual, não dá mais para criar meninas esperando por um príncipe encantado que vai salvá-las de algo. Claro, não precisa esquecer os contos de fadas, mas mostrar que antigamente certas coisas eram bem diferentes do que acontece hoje, aí sim, fica válido. E ensinar as crianças a questionar certos valores dessas velhas histórias, também. Pra frente é que se anda né?

O livro pode ser encontrado diretamente no site daEditora Cortez nesse link (clica aqui). Garanto que as pequenas feministas (e os garotos que crescerão junto com elas nessa geração) só têm a ganhar com leituras assim!!

Um abraço e até o próximo post

Jaqueline

Ficha Técnica:
Princesas em greve!*
Autora e ilustradora: Thais Linhares
Editora: Cortez
32 páginas, indicado a partir de 5 anos**
Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog

* O livro foi adquirido pela autora do blog através de cortesia da editora. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).
** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram