Pra ler junto com a família toda: O Passeio

10:45



Aaahhh o que dizer dessa maravilha em forma de livro, com uma história tão sensível, que já foi premiada e cujos autores fazem uma dobradinha de super sucesso (que se repetiu em 2019 com “10 motivos para você vir logo aqui em casa”)???

 

Em “O passeio”, o autor Pablo Lugones e o ilustrador Alexandre Rampazo narram a trajetória da menininha que só queria um empurrãozinho do pai para aprender a andar de bicicleta. Quando ele fala “preparada, filha?”, era um empurrão e tanto que daria em sua vida: a menina ia aprender a sair pelo mundo a, partir daquela ajudinha, descobrir a si mesma, descobrir outros caminhos e pessoas, a bordo de uma bicicleta, tendo sempre seu querido pai e amigo presente em todos os momentos mais importantes de sua vida...

 

Mas o tempo... esse senhor que a todos governa, independentemente das riquezas ou valores que a pessoa tem: esse que tudo domina e tudo possui, e que tantas lições nos ensina o tempo todo, foi capaz de fazer a vida seguir seu curso, e a menina continua com seu aprendizado, mas agora de outras formas...

 

Os espaços não preenchidos nas ilustrações demonstram o vazio que a falta faz, a saudade que fica, o momento da despedida é de tirar  fôlego, se pensarmos que as pessoas que amamos estão por aqui por um tempo, que não sabemos quando termina. Ter consciência que esse tempo deve ser aproveitado ao máximo e da melhor maneira possível dá um alívio, basta olhar para o lado, para quem você ama, e despertar para o que importa: vamos amar hoje, e não depois, o tempo passa muito rápido, como naquela música que diz “a vida é trem-bala, parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir”... A vida continua, e a menina se transformou em mulher, com todos os aprendizados vividos com seu pai, e segue sua jornada nessa aventura que é a vida!

 

Olha eu acho muito difícil alguém conseguir ler sem deixar um cisco sequer cair no olho (rsrs)... É uma bela reflexão sobre a vida, principalmente sobre o ciclo da vida, a parentalidade, respeito à infância, nossa cabe tanta coisa nesse livro, e de maneiras tão profundas, que é impossível não se apaixonar por ele! Mais que merecedor de tantos títulos e prêmios que recebeu, com certeza uma belezura dessa tem que estar aí na sua estante pra ler junto a seus pais, às suas crianças (a sua criança interior, inclusive)! É daquelas leituras que reúnem a família toda em torno do livro! Emocionante!

 

Confira na galeria abaixo algumas fotos:  ️ ️   

O Passeio

 

Para adquirir o livro na Amazon Brasil, basta clicar nesse link

Confira o livro no site da editora nesse link

Abraço e até o próximo post

Jaqueline

 

Ficha Técnica:

“O passeio”*

Escrito por Pablo Lugones e ilustrado por Alexandre Rampazo

Editora: Gato Leitor

52 páginas, indicado a partir de 5 anos**

Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog

 

* O livro foi adquirido pela autora do blog. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).

** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram