Protagonismo negro e empoderamento feminino nos livros infantis: O mundo começa na cabeça

09:49



“Para elas, o cabelo feminino é como a raiz da árvore, o lugar onde tudo começa. Quanto mais encaracolado o cabelo, mais próximo às histórias que os antigos contavam sobre cabelos que hospedam os pássaros ao final de suas longas migrações. Por isso, o cabelo encaracolado é enfeitado com adereços que o enchem de fantasia, imitando formas de animais, desenhos de nuvens, origamis coloridos.”.

 

A história da menina Minosse é a história da tradição de sua família: para as mulheres, enfeitar os cabelos não é apenas colocar adereços e perfumá-los, é algo essencial, uma forma de conexão com os antepassados e suas histórias, ao mesmo tempo em que as conversas das meninas e suas mães na hora de arrumar os cachos também é o momento de estreitar laços e vínculos, através da ligação entre elas, os cabelos, as histórias, o passado e o presente.

 

É através dos fios de cabelos que as histórias se entrelaçam, ganham sentidos, reverberam a tradição oral do passado e do presente, unindo as gerações através do que parece um simples ato de arrumar os cabelos. Para elas, não apenas os fios, mas o mundo, tal qual elas o concebem através das histórias passadas de mãe para filha, começam na cabeça.

 

Gente, que lindeza de livro para falar de empoderamento feminino e negro! De amor próprio, às raízes, à própria essência, é sobre amar sua identidade, eu diria até que é sobre o sagrado feminino, esse livro é capaz de nos tocar de tantas maneiras!!! Ele é para as cacheadas, encaracoladas ou não, ele fala com delicadeza sobre nossa feminilidade e o poder das mulheres de se conectarem, e também das coisas maravilhosas que somos capazes de fazer, sentir e perceber quando estamos interligadas de maneira fraternal e verdadeira. Absolutamente lindo!

 

Confira na galeria abaixo algumas fotos (deslize a seta para a direita para conferir):

O Mundo Começa Na Cabeça

 

Você pode adquirir o livro na Amazon Brasil através desse link (clique aqui)

 

Abraço e até o próximo post

Jaqueline

 

Ficha Técnica:

“O mundo começa na cabeça”*

Escrito por Prisca Agustoni e ilustrado por Tati Móes

Editora: Paulinas

24 páginas, indicado a partir de 5 anos**

Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog

 

* O livro foi adquirido pela autora do blog. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).

** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram