Especial Clubes de Leitura #4: Garimpo Clube do Livro

13:52




Olá pessoal, tudo bem???

Já pensou em assinar um clube de leitura para seu filho e, de quebra, assinar um para você também?

Pois é, no clube Garimpo você pode fazer isso!!!

É um clube voltado para os adultos, mas que também possui assinatura para os pequenos!

Se partirmos do pressuposto que é pelo exemplo que ensinamos aos nossos filhos, e se já faz um tempinho que você não lê, que tal pensar em começar (ou recomeçar?) a retomar este hábito você também? Lembra desta imagem? Pois é, ela fala muito a respeito disso:



As 10 perguntas foram enviadas pro Clube Garimpo e as respostas foram dadas pela Julia (uma das fundadoras do clube) e pela Elisa (curadora do clube infantil)... 

De forma que vocês possam conhecer todos os clubes, tanto infantil, quanto o adulto, vou condensar as respostas de ambas para cada pergunta, assim, vocês terão um panorama do Garimpo como um todo... Quando a resposta de uma for diferente da outra, (Julia falando pelo clube adulto, e Elisa pelo infantil), terá a indicação de quem está respondendo, ok?!

Vamos então conhecer mais sobre este Clube novinho em folha (rsrs) e que tem um grande potencial para conquistar pais e filhos:

1. Quando começou o clube?
Em setembro de 2016.

2. Quem são os fundadores, o que fazem e o que os motivou a fundar o clube?
O Garimpo Clube do Livro é uma ideia do Gustavo Barbeito, empresário e financista que atua na área de investimentos. O projeto saiu do papel em parceria com a Julia Wähmann, editora e escritora, com experiência no mercado editorial. Elisa Menezes é a curadora do Clube infantil, jornalista e editora com pós-graduação em Comunicação, pela Universidad Complutense de Madrid, e em Literatura e Cultura, pela PUC-Rio. Atua no mercado editorial desde 2009, colaborando com diferentes editoras. Trabalhou por dois anos como editora de livros infantis e juvenis na Editora Rocco.



3. Qual a faixa etária do público alvo?
Julia: Por ter 5 clubes voltados a adultos, a maioria dos nossos assinantes tem a partir de 30 anos.

Elisa: Os clubes infantis são divididos em três faixas etárias: 4 a 6 anos (leitores iniciantes, que ainda necessitam de um adulto mediador e também aqueles em início de alfabetização); 7 e 8 anos (voltado para os leitores em processo, que já caminham rumo à autonomia); 9 a 11 anos (leitores fluentes).

4. Como se dá a curadoria dos títulos?
Julia: Cada um dos clubes tem um curador que escolhe os títulos. Eles têm total liberdade para selecionar os títulos, e como são pessoas que atuam no universo da literatura de diversas formas – jornalistas, críticos, escritores, editores – conhecem bastante os catálogos de editoras, e acompanham de perto lançamentos e novidades. O critério é sempre bastante pessoal, os curadores optam por livros que os marcaram e os influenciaram de alguma maneira, e procuram fugir das listas de best-sellers. Temos apenas uma restrição quanto ao valor.

Elisa: Tenho total liberdade para escolher qualquer título, de qualquer editora. Busco em minha curadoria indicar livros de temáticas variadas, gêneros variados (livro-imagem, livro com ilustração e texto, quadrinhos, poesia), técnicas e estilos variados (tanto de texto quanto de ilustração/imagem), e também formatos variados (falo do formato físico, tipo de papel, de capa, tamanho etc.).
Enxergo o livro como um objeto que deve ser atraente em todos os sentidos, sobretudo para o público infantil. Por isso valorizo projetos gráficos de qualidade, edições esmeradas.
Minha proposta é criar uma biblioteca que perdure. São livros que podem ser interessantes para todas as idades (como um livro-imagem, por exemplo), mas que serão compreendidos com mais ou menos camadas, de acordo com o leitor.
Também procuro indicar livros que fogem aos best-sellers das livrarias, aos clássicos da infância (que eu presumo que são mais fáceis de chegar até a criança pelas mãos de seus pais) e aos livros que costumam ser dados e sugeridos pela escola. Quero levar algo atraente, significativo e novo, que estimule a leitura e aproxime a criança do livro, esse objeto tão fantástico e apaixonante.



5. Tem um diferencial?
Julia: Sim, o diferencial é que no Garimpo você pode escolher um ou mais clubes. Hoje oferecemos 5 clubes para adultos e 1 clube infantil dividido por 3 faixas etárias. Os clubes têm perfis distintos, como ficção, poesia, negócios, livros de autoria feminina. Os curadores são especialistas, pessoas que atuam há bastante tempo no mercado editorial ou em áreas correlatas. Os leitores têm a opção de escolher o clube com que se identificam, e assim conhecer mais títulos dentro de suas áreas de interesse. Outros diferenciais são os textos de apresentação dos livros. Os leitores recebem uma carta do curador, em que ele conta as razões de ter selecionado aquele título. As cartas são a porta de entrada para a leitura, além de textos super caprichados, complementares aos livros. Ainda: enviamos, em algumas ocasiões, produtos ou publicações relevantes para a literatura. 

Elisa: Acredito que o diferencial seja o fato de eu conhecer o meio editorial e me interessar muito pelas pequenas editoras e editoras independentes, o que me leva a indicar livros menos óbvios.

6. Como evoluiu/cresceu o clube?
O Garimpo atua há 8 meses e nesse tempo vimos uma aceitação muito positiva por parte dos leitores. Entregamos livros em todo o país e temos um crescimento de cerca de 30% a cada mês.

7. Quais os títulos entregues nos últimos 18 meses? 
Citando um livro de cada clube, alguns dos títulos que entregamos foram:
- A Teta Racional, Giovana Madalosso (ed. Grua) / clube Leia Mulheres
- Te vendo um cachorro, Juan Pablo Villalobos (Cia das Letras) / clube Humor e Amor, por Julia Wähmann
- Estação Atocha, Ben Lerner (ed. Rádio Londres) / clube ficção, por Miguel Conde
- O Martelo, Adeláide Ivánova (ed. Garupa) / poesia, por Omar Salomão
- Liderança, Alex Ferguson com Michel Moritz (Intrínseca) / Negócios, por Gustavo Barbeito
- Hoje, Eva Montanari (ed. Jujuba) / Infantil 4 a 6 anos, por Elisa Menezes
- Daqui ninguém passa, Isabel Minhós e Bernardo P. Carvalho (ed. Planeta Tangerina) / Infantil 7 a 8 anos, por Elisa Menezes
- Minhocas, Luana Chnaiderman de Almeida (Cosac Naify) / Infantil 9 a 11 anos, por Elisa Menezes



8. Quais as editoras parceiras? 
Julia: Todas as editoras com quem trabalhamos foram parceiras no sentido de facilitar a negociação dos livros e replicar notícias ou postagens de mídias sociais e assim repercutir o Garimpo e seus livros.

Elisa: Por trabalhar no mercado editorial, conheço muitos autores e, quando acontece de eu indicar o livro de algum autor que eu conheço, entro em contato com ele e peço que escreva um recado para os leitores do Garimpo – recado esse que vai junto com a cartinha escrita por mim.

9. Os valores de assinaturas são a partir de que valor? Tem frete?
Os clubes infantis custam R$ 40,00 e os adultos R$ 50,00 por mês. O frete está incluído.





10.   Quais os projetos para um futuro próximo? (Tem projetos sociais?)
Temos ideias para novos clubes temáticos. Fazemos doações dos livros indicados pelo clube Leia Mulheres para a Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina, que tem temática feminista, em Guaianases, SP, e planejamos expandir a rede de contribuições para outras bibliotecas.  

Ficou curioso para conhecer o clube? Veja a página deles neste link

O blog agradece Julia e Elisa pelas entrevistas e, mais uma vez, #ficaadica para vocês buscarem sempre mais informação e opções no mercado dos clubes de assinatura disponíveis ;)

Continua acompanhando aí que ainda tem mais posts no #especialclubesdeleitura com as #dicaslendojunto

Abraço e até o próximo post :D
Jaqueline

Fonte das imagens: site do Garimpo Clube do Livro (exceto o exemplo - imagem do Google)

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram