Especial Clubes de Leitura #5: TAG Experiências Literárias

22:17



Olá pessoal, tudo bom?

Continuando nossa série #especialclubesdeleitura vamos agora de TAG Experiências Literárias. É um clube direcionado ao público adulto (se animou pra assinar um clube pra você também? Pois tem mais dicas aqui hehe).

A TAG é um clube muito bacana, eu particularmente achei bem interessante tanto o cuidado especial em edições limitadas (e lindíssimas) para seus associados, quanto a ascensão deles ao longo do tempo, e tenho acompanhado as matérias veiculadas sobre eles na mídia… Com um time de curadores bastante expressivo, é um projeto de sucesso que vem crescendo continuamente dentro do seu segmento…

O entrevistado da TAG foi o Arthur Dambros, um dos fundadores, que vai explicar pra gente um pouquinho de como funciona o clube e como você pode se tornar um associado…
Vem com a gente!


1. Quando começou o clube?
Estávamos em 2013 observando o surgimento de diversos clubes de assinatura quando surgiu a ideia: e se criássemos um clube de assinatura de livros? Bastaram segundos para que lembrássemos do antigo Círculo do Livro, sucesso literário das décadas de setenta e oitenta que vendia, em um modelo de assinatura, obras disponibilizadas em catálogo e cujas edições ainda possuímos em nossas bibliotecas pessoais. Hipnotizados pelo delicioso prospecto de trabalhar com livros, passamos a questionar: como seria um clube de assinatura de livros hoje em dia? Inspirados pelas páginas amareladas das edições do Círculo, fomos montando o quebra-cabeça, peça a peça: a curadoria, o livro surpresa, a revista de apoio, as edições exclusivas, os grupos de discussão. Um ano depois, em julho de 2014, abrimos as inscrições para este novo clube de assinatura de livros chamado TAG – Experiências Literárias.



2. Quem são os fundadores, o que fazem e o que os motivou a fundar o clube?
Gustavo Lembert, Tomás Susin, Arthur Dambros, Álvaro Englert e Pablo Valdez, todos formados em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o negócio surgiu do nosso interesse de trabalhar com livros e trazer à vida profissional aquilo que era apenas um hobby.

3. Qual a faixa etária do público alvo?
Em torno de 35 anos.



4. Como se dá a curadoria dos títulos?
"Que livro você recomendaria aos associados da TAG?". Frente às milhares de opções com que se depara quando olha para sua biblioteca pessoal, cada curador deve escolher um livro para sugerir aos associados. É como se todo mês fosse nosso aniversário e os amigos a nos presentear fossem esses: Mário Vargas Llosa, Martha Medeiros, Luis Fernando Veríssimo, Mário Sérgio Cortella, Adriana Lisboa, entre tantos outros que já nos brindaram com suas indicações para os assinantes de nosso clube...

5. Tem um diferencial?
A curadoria, a qualidade das edições e da linha editorial - as obras são de extrema qualidade e relevância literária.

Fonte da imagem: Blog Literatortura

6. Como evoluiu/cresceu o clube?
Levamos 6 meses para atingir 100 associados. Meados de 2015, conforme as pessoas assimilavam o conceito, fomos crescendo. Em julho de 2016, atingimos 10 mil associados e, hoje, estamos com 15 mil.

7. Os valores de assinaturas são a partir de que valor? Tem frete?
Por R$ 69,90 mensais, com recorrência automática no cartão de crédito e frete incluso, os assinantes recebem nossos kits e ainda obtêm vantagens por pertencer ao clube, como acesso ao aplicativo de discussões sobre as obras enviadas e aos produtos da loja da TAG.



8. Quais os títulos entregues nos últimos meses?
Em 2017:
Abril: Os Irmãos Sisters, de Patrick deWitt (curador: Daniel Galera)
Março: A câmara sangrenta e outras histórias, de Angela Carter (curadora: Marina Colassanti)
Fevereiro: O Xará, de Jhumpa Lahiri (curadora: Martha Medeiros)
Janeiro: Vida e proezas de Aléxis Zorbás, de Níkos Kazantzákis (curador: Patch Adams)

Fonte da imagem: Blog Cultcultura

9. Quais os projetos para um futuro próximo? Tem projetos sociais?
O próximo grande projeto será nosso kit de julho, em homenagem ao aniversário de 3 anos do clube. Convidamos 10 autores para escreverem um livro inédito, exclusivamente para os associados. Projetos sociais, possuímos algumas ações, como A caça aos livros, que aconteceu em outubro de 2014, e a parceria com o Projeto Um Pé de Biblioteca, ocorrido em setembro de 2016. Saiba mais sobre ambos nos vídeos abaixo:





Legal né?
Para conhecer mais sobre a TAG, acesse o site deles neste link
Arthur, obrigada pela entrevista, e (mais) sucesso para a TAG!
E o nosso especial não parou por aqui não!!! Rsrs
Continua ligado que ainda teremos outros clubes por aqui, no próximo post…

Até breve,
Um abraço,

Jaqueline

Fonte das imagens: Site da TAG Experiências Literárias (exceto as que estão legendadas)

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram