Dica de Livro: O livro sem figuras

11:36


Oieee pessoal, tudo bem??

Vamos então para mais uma dica de livro super hiper mega maravilhoso? Hahahaha…
Esse é um dos preferidos na minha casa: O livro sem figuras, do B.J. Novak (Editora Intrínseca).

Mas, Jaque, espera aí: como assim, um livro infantil sem figuras?
Que ideia é essa?
E as crianças iriam gostar de um livro sem figuras?
A resposta é: Claro! E elas se divertem à beça com a criatividade desse livro rsrsrs…

























A primeira vez que eu vi esse título na livraria, já me chamou atenção de cara e fui logo lendo… Sim, porque parece ser uma ideia inconcebível um livro infantil sem ilustrações, não é mesmo? E a cada página virada eu percebi que, sim, tanto é plenamente possível como inteiramente engraçado!

A grande sacada do autor consiste em acreditar na inteligência da criança. Pois é, eu também detesto aqueles livros bobos que não desenvolvem a criatividade e tratam a criança com passividade e falta de imaginação (lamentável ainda termos livros assim no mercado editorial…).

A cada página, ele propõe que a leitura conjunta (adulto e criança: lendo juntos, eba!) possa fluir através da inventividade e, principalmente, boas doses de humor. Aqui vale muito a pena caprichar na sua veia artística para tornar a leitura ainda mais engraçada para a criança porque, você adulto (lamento dizer hahaha), é quem vai pagar mico com esse livro 😂😂😂. Relembre nesse link (clique aqui) a nossa dica sobre a importância da entonação na leitura com as crianças.  

























O autor sugere sairmos da nossa zona de conforto, do lugar comum, e podermos ser crianças de novo, com brincadeiras e imitações que podem até parecer bobagem (apenas para o adulto!), mas qual criança não gostaria de ver seus pais (ou o adulto mediador da leitura) imitando um tamanduá que faz coisas engraçadíssimas, fazendo barulhos estranhos, cantando uma música inusitada, ou sendo um hipopótamo chamado Bumbumzinho? Hahahahaha…. E quando você pensa que o mico geral acabou… Se prepara que vem mais!!! Gente, é sério, com certeza é uma leitura que vai marcar e muito sua criança se conduzida da maneira cômica que o livro propõe rsrs…

Ao final cabe, inclusive, um elogio do autor à atitude da criança por escolher um livro sem figuras: As crianças sabem que esse é o livro que obriga os adultos a dizer um montão de baboseiras! Rsrsrs…



Esse é o tipo de livro que certamente aposta na imaginação e na interatividade da leitura mediada, o que, afinal, muito nos agrada por ser o lema do blog: Ler juntos! E, com certeza, experiências de leituras marcantes como estas ficam registradas na memória da criança e ajudam a construir seu repertório de histórias criativas e engraçadas!!! Super recomendado e uma excelente aquisição para a sua biblioteca infantil…




Pequena pausa para uma curiosidade: B.J. Novak também é ator e atuou no filme Bastardos Inglórios (2009), com Brad Pitt e direção de Quentin Tarantino.

Te vejo no próximo post :D
Um abraço e até breve
Jaqueline


Ficha Técnica
O livro sem figuras
Autor: B. J. Novak
Tradução: Índigo
Editora: Intrínseca, 2015
Páginas: 48 (20,5 x 25,5 cm)
ISBN: 9788580577242
Idade recomendada: a partir de 3 anos

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram