Agora pode chover

17:35



Como conversar com as crianças sobre temas difíceis, como a morte?

Ainda bem que temos livros maravilhosos para falar com ternura, leveza e delicadeza sobre a perda de alguém muito querido, como no caso de “Agora pode chover”.

 

Celso Sisto e Anna Cunha se uniram numa bela e terna narrativa que conta sobre o dia do aniversário de 7 anos da menina Tatiana. Ela havia perdido o avô, mas enquanto ele estava vivo, deitavam na grama e conversavam sobre várias coisas, inclusive sobre o momento em que ele partiria:

 

“Tinha ficado combinado entre eles: ‘Quando você sentir a minha falta, olhe para o céu.

Com certeza, eu estarei voando perto de você’.”

 

No dia do seu aniversário (por coincidência, era o mesmo dia do aniversário do avô), estava com um segredo entalado na garganta, um verso que criou e queria muito dizer ao avô um ano antes, quando ele havia falecido. A menina procurou entre todos os bichos com asas que passaram perto dela naquele passeio ao ar livre, antes dos parabéns...

 

Ao avistar a libélula, teve a certeza de que era ele pousado em seu ombro. Apesar das interrupções desse encontro, a avó da menina lembra que libélulas eram os “macaquinhos de bambá” do avô, como ele dizia. A ternura dessas palavras só clarificaram a certeza no coração de Tatiana. A avó finaliza: “quando as libélulas voam baixo, vem chuva”. Depois do encontro com a libélula, Tatiana diz: “agora pode chover”.

 

Esse momento de Tatiana e o verso que ela fala para a libélula são de emocionar, de verdade! Esse livro me arrebatou de um jeito que não consigo descrever! Passamos pela perda de uma pessoa muito especial na nossa família, que costumava falar exatamente o verso que Tatiana fez para o avô.

 

Não consegui, desmoronei... Como esse livro me tocou tanto, e de tantas maneiras!!!

 

O belíssimo texto sensível e poético de Celso Sisto, cujas ilustrações de Anna Cunha (amo!) dialogam e completam com ternura os sentidos em nossa leitura, são de uma riqueza tremenda para os olhos e o coração! Lindo, lindo, lindo demais!!

 

Na galeria abaixo você confere um pouquinho do livro, espera aparecer a seta para a direita para deslizar e ver as páginas:

Agora Pode Chover

 

 

Você pode saber mais sobre o livro diretamente no site da Editora Melhoramentos nesse link (clica aqui).

 

Um abraço e até o próximo post

 

Jaqueline

 

Ficha Técnica:

“Agora pode chover”*

Autor: Celso Sisto

Ilustradora: Anna Cunha

Editora: Melhoramentos

32 páginas, indicado a partir de 5 anos**

Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog

 

* O livro foi adquirido pela autora do blog. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).

** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.

 


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram