CORAGEM!!!

18:40




Você tem sentido medo nesses tempos incertos de pandemia? Às vezes bate uma insegurança diante das situações novas que vão aparecendo, das novidades que chegam a todo instante?? Então essa leitura é pra você!!


E eu digo pra você mesmo, adulto leitor, ler junto com sua criança (os maiores vão curtir mais, mas li com a pequena de 5 anos também e ela se divertiu bastante!)... Esse livro é um lançamento da Editora Intrínseca e chegou chegando nas nossas leituras com as meninas hahaha... A capa já ganha a gente de cara: uma menina meio encolhida, assustada, com o título: CORAGEM!


A Raina da história é a mesma que escreveu e ilustrou o livro. Sim, ela se inspirou em seus tempos de pré-adolescência para a personagem principal, agora que o tempo passou e ela pode ver com mais clareza aquela Raina lá do seu passado, que tinha medo de tudo! Na verdade, ela sofria com a Síndrome do Intestino Irritável, e sempre que uma situação nova aparecia, o que a deixava estressada, a reação do corpo dela era expulsar aquele sentimento de medo (expulsar do corpo em todos os sentidos MESMO). Passava muitas situações embaraçosas na escola, na família, por conta de dores de barriga e vômitos quando alguma novidade acontecia na vida dela.


Demorou um tempo até que ela chegasse a esse diagnóstico, o que incluiu muitas sessões de terapia para que ela soubesse lidar com o medo de enfrentar as situações da vida. Até da terapia ela tinha medo no começo! Mas conforme as sessões progrediam, e ela ganhava confiança na Dra. Lauren, ela conseguia expressar melhor suas inseguranças. Uma palavra de incentivo nesse momento era: "Tenta". E então ela organizava seus pensamentos para poder pedir a ajuda necessária à sua terapeuta.


Não bastasse esse problema com nome e sobrenome, Raina lida ainda com os medos do crescimento: deixar de ser criança e entrar na adolescência também assusta. Principalmente quando se tem questões de privacidade em meio a uma família grande para um apartamento pequeno, sua melhor amiga está mudando de cidade, ela é super tímida e na escola ela tem na sua cola uma garota (Michelle) que encrenca com ela por tudo, a famosa bullyer. Será que tem como piorar as coisas? Rsrsrs é, Raina, respira fundo e.... coragem !


Mas Raina vai conseguir arranjar meios para superar as adversidades, e as respostas podem estar dentro dela mesma. Às vezes a gente pode também dar risadas ao olhar pra trás e lembrar de situações parecidas, que com nossos olhos do presente a gente consegue ver com mais clareza. Foi isso que a autora fez e é isso que ela propõe aos jovens leitores: se tá ruim, vai melhorar, mas é preciso sair em buscas das respostas, e não aceitar as dificuldades inerte. Se precisar, peça ajuda, sempre tem uma mão amiga que pode te trazer de volta pra superfície... Uma leitura deliciosa em #quadrinhos que fez enorme sucesso no seu lançamento no exterior e que nos deixou apaixonadas pela temática, super indico para todas as idades!!!

Quer ver algumas páginas do livro? Confere na galeria abaixo (espera aparecer a seta para a direita):
Coragem




Abraço e até o próximo post
Jaqueline

Ficha Técnica:
“Coragem!”*
Autora e ilustradora: Raina Telgemeier
Editora: Intrínseca
224 páginas, indicado a partir de 7 anos**
Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog

* O livro foi adquirido pela autora do blog através de cortesia da editora. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).
** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Siga nosso Instagram

Instagram