Greta e os gigantes

19:54


Quem viveu nesse planeta no ano de 2019 e assistiu TV alguma vez dificilmente não viu o nome de GRETA por aí... A ativista sueca, que completou 17 anos nesse ano, sacudiu o mundo com suas greves em prol do meio ambiente que começaram como um movimento solitário, encontrou eco em várias outras vozes e virou uma atitude global para pedir providências urgentes para parar o aquecimento global, entre outros, de forma a melhorar o mundo em que vivemos... Um novo tipo de ativismo, em nível global, dos jovens e crianças que pedem, com razão, que o mundo seja um lugar melhor para sua geração (e as próximas também). Ficaram famosas as hashtags #globalclimatestrike e #FrydaysforFuture.


A história de Greta e seu pedido urgente de socorro pela natureza e pela preservação do planeta foram a inspiração para o livro "Greta e os Gigantes", recém lançado pela Carochinha. Nele, Greta é uma menina que mora numa floresta que vem diminuindo devido a ganância dos gigantes, que sempre a destroem por causa da ganância de construir mais, explorar mais, dia e noite. Mas a coisa toda fica tão insustentável que os animais pedem ajuda a Greta, que não temia os gigantes.


Ela aceita ajudar os animais, que estão sem casa por causa da exploração, e começa a fazer um movimento solitário para chamar a atenção dos gigantes. Como não adiantou muito ficar sozinha, outras pessoas se somam a ela e o movimento cresce, todos segurando seus cartazes, e finalmente conseguem chamar a atenção dos gigantes. Através do diálogo, Greta consegue sensibilizá-los e fazer com que mudem de postura e passem a ver que apenas explorar e destruir a natureza não é inteligente, que é necessário fazer algo sustentável. E então as coisas começam a mudar...


É um livro bem bacana para apresentar ideias sobre ativismo para os pequenos. Eles possivelmente também devem ter ouvido falar dela na TV, e de certa forma a história é uma introdução sobre a voz da jovem Greta para as crianças. Uma história sobre a união, sobre o juntar as vozes de quem se acha "invisível", e sobre a força dessa reunião frente aos poderosos, para pedir as mudanças necessárias para um mundo melhor para todos.

Essa é a proposta de Greta e os Gigantes. Ah, uma porcentagem das vendas do livro irão para o Greenpeace Brasil. Adoramos! Confira na galeria abaixo algumas fotos do livro:
Greta




Abraço e até o próximo post
Jaqueline

Ficha Técnica:
“Greta e os Gigantes!”*
Escrito por Zöe Tucker e ilustrado por Zöe Persico
Editora: Carochinha
32 páginas, indicado a partir de 4 anos**
Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog

* O livro foi adquirido pela autora do blog através de cortesia da editora. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).
** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram