Literatura Infantil Antirracista: Gente de cor, cor de gente

20:44

 



Este aí é um livro imagem que eu estava há um tempão a fim de ler e ele finalmente chegou nas minhas mãos: “Gente de cor, cor de gente”

 

Afinal, que história é essa de “gente de cor”? Uma expressão bastante antiga, que eu acho que muitos de vocês já ouviram, para quem queria se referir pejorativamente a pessoas negras. Como se ser “colorido” fosse algo ruim, em contraposição aos brancos. Invertendo a expressão e brincando com as palavras, o artista Maurício Negro retrata ao longo das páginas diversas associações e expressões populares entre os dois personagens retratados a cada par de páginas. Eles começam a história exatamente iguais, até com a mesma expressão facial. Depois começa uma série de mudanças que refletem as expressões que remetem a cor e a gente: “vermelho de raiva” (com os dois fazendo caretas manifestando esse sentimento), “azul de frio” (e os dois em cada página batendo os queixos de tanto frio que sentiam), “verde de fome”, um “sorriso amarelo” e tantas outras onde se vê os personagens se comportando de forma semelhante. (aí vem aquela velha historinha: “você que é branco e toda hora muda de cor conforme a situação, depois vem falar que os negros que são gente de cor?”)

 

Uma das ilustrações que na minha opinião dá um belo impacto no leitor é quando os personagens se ferem. Uma gota de sangue sai do dedo de cada um, mostrando que os dois são absolutamente iguaizinhos por dentro, a cor do sangue é o mesmo, eles são GENTE, iguais por dentro, quem cria essa fantasia de que cor de pele é motivo para diferir (e menosprezar) o outro são só aquelas mentes que não conseguem enxergar o que há de humano no outro, no seu semelhante. No final das contas, somos todos seres humanos, a cor da pele não deveria ser determinante para classificar alguém e esse livro é fantástico e bastante rico de exemplos para iniciar uma conversa sobre essa temática com as crianças. 

 

Apenas SENSACIONAL!! A espera mais que valeu a pena, gratidão por colocar um livro tão inteligente como esse para os seus assinantes, Clube Quindim!! E por falar nisso, vocês podem receber livros maravilindos como esse todos os meses aí na sua casa! Quer conhecer a proposta e os planos de assinatura do Clube Quindim, e ainda aproveitar um super desconto de 30% na primeira mensalidade? Aproveita nosso desconto de parceria, é só clicar no link a seguir (atenção: o abatimento aparecerá na etapa final do carrinho, mas somente se você fechar a assinatura através deste link, tá?): https://bit.ly/3YTlNLw

Confira um pouquinho do livro nas fotos abaixo (deslize para ver na seta da direita):

Gente De Cor Cor De Gente



Temos mergulhado em leituras maravilhosas com protagonistas negros nas histórias, e quero dividir cada vez mais cada nova descoberta com vocês! Que outras leituras maravilhosas com esta temática vocês têm lido por aí? Me conta, vou querer saber!

Um abraço e até a próxima dica!

Jaqueline

 

Ficha Técnica:

“Gente de cor, cor de gente”*

Autor: Maurício Negro

Editora: FTD (clique aqui para conferir e comprar no site da editora)

32 páginas, indicado a partir de 6 anos**

Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog

 

* O livro foi adquirido pela autora do blog através de cortesia do clube de leitura Quindim. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).

** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga nosso Instagram