Livro para ler com os bebês: Cadê o livro que estava aqui?

17:05

 


Olha essa lindeza de livro para ler com bebês: uma brincadeira gostosa de brincar e achar os personagens nas páginas de “Cadê o livro que estava aqui?”

 

As páginas super coloridas são uma atração para os olhinhos atentos e curiosos dos pequenos leitores. Começa a história com a pergunta do título, em meio a tantos elementos pintados com as cores básicas e que são familiares à infância: brinquedos de todo tipo, que vão se misturar a personagens e bichos nas páginas seguintes. E aí a brincadeira de achar um personagem e outro começa, e o desafio é encontrar cada um entre a confusão que se cria na caçada quase de gato e rato na sequência da história… Um passeio com os dedinhos e olhos atentos pelas páginas, procurando bem para não perder nenhum detalhe! É cachorro, gato que foge atrás do rato, rato que procura passarinho, e por aí vai rsrs… Para terminar, um grande encontro vai por os leitores de cara com a sua própria cena, em volta do livro, de um jeito bem aconchegante e gostoso, muito fofo

 

As ilustrações são vibrantes, de encher os olhos mesmo! Muito se aproxima de uma frase que li certa vez (não lembro a autoria), que falava que o livro ilustrado é o primeiro contato de uma criança com uma galeria de arte, e este livro é uma prova! Tão encantadoras as ilustras que a ilustradora ganhou o Prêmio Jabuti de melhor ilustração neste ano, pelo trabalho em “Cadê o livro que estava aqui?”. Logo abaixo um depoimento muito bacana de Jana Glatt sobre o processo criativo do livro!

 

E um livro tão especial como este chegou pra gente através do Clube A Taba (confere o site clicando nesse link), que eu sempre recomendo aqui para vocês por ter uma curadoria muito especial na hora de escolher livros para a criançada! Aproveita para presentear nesse fim de ano com livros todos os meses para sua criança, meus seguidores têm 30%off na 1a. mensalidade usando o cupom LJT na hora de assinar o clube.

 

Olha só o que disse Jana Glatt sobre a elaboração deste livro (texto elaborado pela assessoria de imprensa da FTD Educação e reproduzido aqui com a devida autorização):

 


A fascinação da ilustradora Jana Glatt pela criação de personagens, cenários e figurinos começou nas aulas de teatro, quando criança, e durou por mais de 10 anos. Vencedora da 62ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Ilustração (com a obra “Cadê o livro que estava aqui?”, da autora Telma Guimarães), a artista encontrou em Barcelona um caminho para desenvolver seus interesses de infância, combinados com sua experiência e formação em Design Gráfico - e, desde então, tornou-se uma ilustradora profissional com mais de 20 títulos publicados ao redor do mundo. Jana Glatt, 33 anos, falou sobre o processo criativo para ilustrar a obra vencedora do Jabuti em 2020: 

 

“Quando a FTD Educação me convidou para ilustrar a obra ‘Cadê o livro que estava aqui?’ foi um momento em que eu estava querendo dar uma ‘refrescada’ no meu estilo. Estava morando em Colônia, na Alemanha, e quando visitei o Museu Ludwig vi uma cerâmica feita por Pablo Picasso que acabou me inspirando a criar a linguagem do livro. Fiquei tão inspirada que o processo de criação fluiu muito bem! O livro funciona com o leitor tendo de achar os personagens nas páginas. Então, quanto mais elementos, melhor! E como não é uma história tradicional, e nem personagens são descritos pelo texto, a liberdade criativa foi infinita! Em cada personagem e/ou elemento, tentei colocar muita personalidade e alegria. As árvores e os animais foram todos criados longe de formas tradicionais. Queria que as páginas vibrassem com cores, formas e texturas. Para isso misturei muitos materiais: aquarela, lápis de cera, guache.... Quanto menos texto tem um livro mais me sinto com liberdade para tentar fazer com que o resultado seja muito interessante aos olhos do leitor”. 

 

Cadê o livro que estava aqui? é ideal para leitura mediada ou para o leitor iniciante graças à letra bastão, ao ritmo, ao humor e à relação com os tradicionais gêneros infantis da adivinha e da parlenda. O livro mistura brincadeira e literatura na medida certa, e a cada virada de página o pequeno leitor é convidado a procurar os bichos fujões e a descobrir onde o livro foi parar.

 

Gostou de saber mais sobre o livro? Abaixo tem uma galeria com mais fotos do interior (clica na seta para a direita):

Cadê O Livro Que Estava Aqui />

 

Espero que curtam essa dica, um abraço e até o próximo post

Jaqueline

 

Ficha Técnica:

“Cadê o livro que estava aqui?”*

Escritora: Telma Guimarães

Ilustradora: Jana Glatt

Editora: FTD (veja neste link como adquirir a obra)

48 páginas, indicado a partir de 2 anos**

Fonte das imagens: ilustrações do livro fotografadas pela autora do blog (a foto da autora tem como fonte a Assessoria de Imprensa da FTD)

 

* O livro foi adquirido pela autora do blog através de cortesia do Clube de Leitores A Taba. Em todo caso, a autora reserva-se ao direito de resenhar apenas as obras que tenha realmente gostado, de forma independente e isenta, e a apresentar sua opinião pessoal sobre as mesmas a partir das experiências de leitura obtidas =).

** A indicação de faixa etária é apenas uma sugestão do blog, o que vai variar conforme a exposição da criança às mais variadas leituras, a forma como a mediação da leitura é conduzida, entre outros tópicos que podem auxiliar na melhor interpretação/compreensão dos livros.

 



TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

0 comentários

Siga nosso Instagram